Menu
Brasília

Governador lança segunda etapa de complexo viário na EPNB

Arquivo Geral

07/05/2011 18h09

O governador, Agnelo Queiroz, lançou neste sábado (7/5) a segunda etapa das obras de construção do complexo viário que dará a acesso ao Núcleo Bandeirante, na DF-075 – Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Na solenidade, o governo também entregou 24 motos para o 3º batalhão de transito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). 

“Esse ato representa a recuperação de uma área onde já havia ocorrido investimento de R$ 6 milhões do governo e nós precisamos finalizar e entregar essa obra para a população”, afirmou o governador. “Vamos melhorar o trânsito nessa via por onde passam 180 mil veículos por dia e entregar tudo em um ano. Faremos isso com todas as obras que nós recebemos inacabadas, desde que não tenham nenhum problema jurídico nem irregularidades”, acrescentou Agnelo Queiroz.

O vice-governador, Tadeu Filippelli, concordou com ele. “Essa determinação que o governo tem de reiniciar essa obra é uma declaração de respeito a todos aqueles que acreditaram na nossa trajetória política e que amam o Distrito Federal”.
 

Nessa segunda fase, será construído o segundo viaduto e as alças de acesso a esse complexo de viadutos. Na primeira etapa da obra, iniciada em janeiro de 2010, foi construída a parte de concreto do primeiro viaduto, que custou de R$ 6 milhões.

“Isso aqui é o retrato do que a população do Distrito Federal sofreu com o desarranjo institucional e demonstra a importância de termos um Estado organizado e um governo voltado para a comunidade, e que todas as obras precisam ter começo, meio e fim”, declarou o secretário de Transportes, José Walter Vazquez.

Já o secretário de Obras, Luiz Pitiman, classificou como “monstro” o viaduto cuja obra estava parada desde o ano passado. “Nós temos, juntos, a missão de melhorar o dia a dia dos brasilienses e não podemos deixar um monstro como esse parado na entrada do Núcleo Bandeirante, a nossa cidade-mãe, que ajudou a construir a capital”.

 
Para executar a segunda etapa que inclui o novo viaduto, os encabeçamentos, as sinalizações horizontais e verticais, os meios-fios e a urbanização da pista, o governo irá investir R$ 16,8 milhões. A expectativa de entrega da obra é de 360 dias.

Motos novas para o DER
 

Todas as rodovias do Distrito Federal terão um reforço na fiscalização. O governo também entrega 24 motos novas para o 3º batalhão de trânsito do DER, antiga Companhia de Policia Rodoviária – CPRv.

As motos da marca Yamaha, modelo XT 660R, são equipadas com rádio, rotolight, na cor amarela e caracterizadas com a logo do DER e da Polícia Rodoviária. Possuem um sistema misto que permite andarem no asfalto e em estradas de terra e que ajudará a intensificar a fiscalização em regiões de difícil acesso. O governo investiu na compra das motos R$ 800 mil, provenientes de multas de trânsito.

 
“Essas motos foram compradas com recursos arrecadados com as multas e serão usadas para melhorar a vida de todos os que moram no Distrito Federal. É evidente que as multas têm um papel punitivo, mas também devem ter um caráter educativo. Elas precisam ser revertidas para educação e aparelhamento, para ampliar a segurança do cidadão no trânsito”, finalizou Agnelo Queiroz.

 
Participaram da cerimônia o secretário particular do governador, Bolivar Rocha, o secretário de Publicidade Institucional, Abimael Nunes, o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), Fauzi Nacfur Júnior, o chefe do departamento operacional da Polícia Militar, Carlos Alberto Teixeira Pinto, o presidente da Caesb, Célio Biavati, o administrador do Núcleo Bandeirante, Danúbio Martins, o líder do governo na Câmara Legislativa, Wasny de Roure, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Elson Póvoa.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado