Menu
Brasília

Governador Ibaneis Rocha devolve Catetinho à população

Cuidar do patrimônio cultural é prioridade da atual gestão. A partir de agosto, outros espaços culturais do DF vão passar por ações interventivas

Aline Rocha

17/07/2019 12h45

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Aline Rocha
[email protected]

A primeira residência oficial do ex-presidente Juscelino Kubitschek no Distrito Federal teve restauração e revitalização finalizada neste mês. Após as obras construídas a cerimônia de entrega do prédio contou com a presença do governador Ibaneis Rocha na manhã desta quarta-feira (17).

A revitalização teve investimento de R$ 40 mil e é um dos primeiros passos para entregar ao Distrito Federal os equipamentos culturais modernizados e restaurados para o aniversário de 60 anos de Brasília, que será em 2020.

“Tenho muito carinho por esses pontos porque eles representam um Brasil pujante. Brasília se tornou o grande centro de integração nacional. Aqui todas as culturas se aportaram e aqui se fixaram. Esse prédio simples significa um Brasil simples que existia à época”, disse Ibaneis Rocha, que autorizou a viabilização de um acesso mais fácil ao museu pela via.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Catetinho foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956. A estrutura simples, feita de madeira, ficou conhecida como “Palácio de Tábuas”. A visitação aberta ao público permite o acesso à suíte presidencial, quarto de hóspedes e à cozinha utilizada por JK, entre outros espaços, que voltam a ter dignidade após as intervenções. Objetos, roupas e imagens do ex-presidente também revivem a memória do DF.

Além de Ibaneis, os secretários de Cultura, Adão Cândido, Turismo, Vanessa Mendonça, e Obras, Izídio Santos, participaram da cerimônia. “Temos a certeza que nossa cidade nasceu e foi pensada aqui. JK se reunia com as pessoas mais próximas a ele e nunca fui impossível existir Brasília para essas pessoas”, destacou Vanessa Mendonça. Adão Cândido pontou a iniciativa do governo. “Nossa vinda é pra marcar a retomada do carinho que devemos ter com a cultura da cidade. A recuperação da infraestrutura cultural é e sempre será prioridade da nossa gestão”, afirmou.

Patrimônio cultural

A ausência de manutenção atingiu em cheio o Catetinho. Sem o cuidado necessário, o edifício apresentava buracos entre as paredes, propiciando ambiente para o alojamento de colmeias. Isso resultou na infestação de abelhas, ameaçando funcionários e visitantes, inclusive a funcionalidade do museu. Jardins e a grama sumiram com o tempo, dando lugar à brita e ao chão batido. O calçamento também se deteriorou, bem como o cuidado com a identificação das peças do museu. “Esse não é um monumento só de Brasília, mas de todo o país. Aqui nasce Brasília, a capital de todos os brasileiros”, reforçou Ibaneis.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Tudo isso foi arrumado com carinho. Foi feita a calafetação das frestas das paredes e as abelhas foram retiradas cuidadosamente. O trabalho ficou a cargo da Gerência de Conservação e Restauro da Subsecretaria do Patrimônio Cultural, em parceria com a Diretoria de Manutenção do Patrimônio e Espaços Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

A equipe de conservação e restauro teve o delicado trabalho de equilibrar a preservação dos patrimônios histórico, natural e ambiental da área de entorno (APA). Os jardins e espaços de gramas foram restaurados em conformidade com o projeto original. O calçamento foi inteiramente reconstruído, incluindo os que circundam a nascente. Todas as peças do Catetinho estão legendadas.

Cuidar do patrimônio cultural é prioridade da atual gestão. A partir de agosto, outros espaços como o Complexo Cultural Praça dos Três Poderes e o Memorial dos Povos Indígenas vão passar por ações interventivas. Os museus, as bibliotecas e os centros de cultura e memória serão entregues para a população, no aniversário de 60 anos da cidade, em abril de 2020, em excelente condição.

 

Com informações de Agência Brasília 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado