Quem brilhou mesmo durante o duelo entre os rivais UniCeub/BRB e Flamengo foi a equipe de Ginástica Acrobática de Secretaria de Esporte, que encantou os brasilienses durante uma apresentação recheada de saltos, carpados e mortais.
As alunas comandadas pela professora Márcia Janete Colognese deram um show de habilidades durante o intervalo do jogo, tempo suficiente para levar ao delírio a quem assistia ao clássico.
O grupo de Ginástica Acrobática AKROS da Secretaria de Esporte é o precursor da modalidade no Distrito Federal. O projeto idealizado pela professora Márcia, surgiu em junho de 2008 e já conta com excelentes resultados. Inicialmente formado por nove ginastas do sexo feminino, o projeto hoje possui mais de 200 ginastas de ambos os sexos, com a faixa etária de 06 a 21 anos, sendo a maioria da rede pública de ensino.
A equipe brasiliense possui 17 ginastas que integra a primeira Seleção Brasileira e conquistou o título de bicampeã nacional durante o Campeonato Mundial de Ginástica Acrobática, realizado na cidade de Orlando/EUA, em abril de 2012, onde recebeu importantes elogios e conquistou bons resultados.
Márcia afirma que o apoio da Secretaria de Esporte foi decisivo para que as duplas e trios brasilienses embarcassem rumo ao mundial. De acordo com a professora, um convênio assinado entre a Secretaria e a Federação Brasiliense de Ginástica garantiu que todas as despesas de transporte, hospedagem e taxas de inscrição da competição fossem pagas.
Para o secretário de Esporte, Julio Ribeiro, o apoio da Secretaria demonstra o que o GDF tem feito em prol do esporte. “Investir nesses novos talentos é investir no futuro do nosso Brasil”, comemora.
Márcia lembra que em 2008 as crianças não tinham a esperança e a perspectiva de uma vida digna, mas com a prática da modalidade, valores praticados no dia-a-dia como o respeito, cooperação, confiança, solidariedade e a motivação, fez o impossível se tornar realidade.
“Não podemos esquecer os valores emocionais, educacionais, culturais e éticos que podem ser mobilizados por meio da ginástica acrobática. Agregar conhecimentos, condutas e comportamentos é fundamental para a formação de cidadãos. Só assim poderemos chegar ao alto rendimento com êxito. Elas estão determinadas a participarem de uma Olimpíada e sei que irão conseguir”, afirma.
Para conseguir apoio financeiro, a professora afirma que a próxima torcida é que a ginástica acrobática se transforme em modalidade olímpica. “Somente o talento, garra e determinação não bastam para evoluirmos e um dia e chegarmos ao nível de potências como a Rússia, Ucrânia, China e Grã-Bretanha. É aqui que reside o maior triunfo da Ginástica Acrobática. O reconhecimento de que todos são importantes não depende da posição que ocupa na dupla ou no trio”, disse.
Gymnasiade
A equipe AKROS da Secretaria de Esporte participará da abertura da Gymnasiade – Jogos Mundiais Escolares, que vai acontecer na cidade durante os dia 27 de novembro a 04 de dezembro deste ano.