O deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF) apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de resolução que cria a Medalha Silvio Santos. A proposta foi protocolada no último sábado (17/8), quando o animador e empresário faleceu, aos 83 anos. A outorga será realizada anualmente, em dezembro, mês de aniversário do apresentador que marcou a história do entretenimento do Brasil.
“Silvio Santos foi mais do que um apresentador, ele foi um símbolo de inovação, carisma e dedicação ao público brasileiro. Sua capacidade de se conectar com as pessoas e seu compromisso com o bem-estar social o tornam uma referência para todos nós. A Medalha Silvio Santos é uma forma de garantir que seu legado continue a inspirar futuras gerações”, afirma Gilvan Máximo.
De acordo com a proposta, dez personalidades e cinco instituições públicas ou privadas serão homenageadas com a Medalha Silvio Santos. A cada ano, serão escolhidas categorias que serão definidas pela Câmara dos Deputados. O projeto de resolução prevê que a escolha dos agraciados será realizada por uma comissão julgadora formada pela Segunda Secretaria e pela Comissão de Comunicação e Audiovisual da Casa.
“Silvio Santos fez parte da minha vida desde a infância. Ele sempre trouxe alegria e esperança para nossas casas. Saber que ele será lembrado com uma honraria tão importante é um alento para todos nós que admirávamos seu trabalho e seu caráter”, destaca Máximo.
Todo o recurso para a entrega da medalha será destinado pela própria Câmara. O projeto não permite o financiamento de outros órgãos públicos ou de entidades privadas.
O projeto de resolução será apreciado pelas comissões antes de ir ao Plenário do Legislativo. Ainda não há previsão de votação.