Nove edificações e 800 metros lineares de cerca foram erradicados durante fiscalização contra ocupações irregulares promovida pelo Governo do Distrito Federal. As operações desta segunda-feira (30) ocorreram no Setor Habitacional Arniqueira, em Águas Claras, e na Estrutural. Ao todo, 113 servidores participaram.
Todas as nove edificações retiradas estavam erguidas na região conhecida como Chácara Santa Luzia, na Cidade Estrutural. No local, a fiscalização retirou, ainda, 300 metros lineares de cerca. As construções são recentes e ocupavam a área de tamponamento do Parque Nacional de Brasília, que corresponde aos 300 metros que devem ser respeitados da área limítrofe da reserva. Agentes do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo devem manter operações de vigilância na área para evitar o surgimento de novas construções na região protegida.
Em Arniqueira, onde o GDF atua por força de ação civil pública que condiciona o surgimento de novas obras à autorização judicial até a regularização do setor, foram erradicados 500 metros lineares de uma cerca viva. A remoção ocorreu na Chácara 19A. Dois lotes estavam sendo demarcados com o cercado, privatizando área total de 3.000 m². A fiscalização do GDF mantém rotina de até três operações semanais em Arniqueira e continua com ações de vigilância para fazer cumprir a determinação judicial.
Coordenaram as operações a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Agência de Fiscalização (Agefis). Estiveram presentes, ainda, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o SLU, a Terracap, o ICMBio, a CEB e a Caesb.