Por Daniel Xavier
O Governo do Distrito Federal se destacou nacionalmente na manhã dessa terça-feira, 01, ao receber o Selo Betinho, uma premiação concedida pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Ação da Cidadania. O reconhecimento veio graças aos avanços na garantia da segurança alimentar e nutricional, além das políticas de combate à fome implementadas na região.
Na primeira edição do Selo Betinho 2024, apenas DF, Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) atingiram 70% das metas e cumpriram as obrigatórias. A avaliação foi feita por meio de pesquisa quantitativa e documental, analisando dados e documentos comprobatórios. No DF, o ponto focal é a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-DF), presidida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), pasta responsável pela política de segurança alimentar e nutricional em âmbito distrital.
Ao receber a certificação no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância do reconhecimento, reafirmando o compromisso com as políticas de segurança alimentar: “Essa conquista reforça nosso compromisso em fortalecer continuamente as políticas públicas voltadas à segurança alimentar”. Ele ressaltou que a ação foi coordenada para atender os mais vulneráveis, sendo parte de um projeto pessoal dele e da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, que busca apoiar a população carente por meio de diversos programas.
Os bons resultados do GDF
Durante a cerimônia de premiação, o governador Ibaneis anunciou a ampliação do programa Cartão Prato Cheio, reforçando o compromisso do DF com a assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. O benefício, que oferece um crédito de R$ 250 reais para a compra de alimentos, será estendido para mais 30 mil famílias e terá sua duração ampliada de nove para 18 meses. Ibaneis Rocha destacou o aumento dos investimentos sociais como fator decisivo para a conquista do Selo Betinho. Segundo ele, o orçamento da assistência social saltou de R$ 200 milhões em 2018 para R$ 1,3 bilhão atualmente, além da contratação de mais mil servidores para atender a comunidade. “Com novos profissionais e melhorias na rede de alimentação, alcançamos esse reconhecimento, o que nos deixa muito felizes”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Social e presidente da Caisan-DF, Ana Paula Marra, destacou que o prêmio é resultado do trabalho conjunto do governo. “Aqui não se trata apenas de combater a fome, mas de garantir alimentação adequada e de qualidade. Isso só é possível porque o governo triplicou os investimentos nas áreas sociais, alcançando quem mais precisa”, afirmou.
A primeira-dama Mayara Noronha Rocha expressou orgulho pelo DF estar no topo das 27 unidades da federação em alimentação. “É um orgulho para a gestão e para todos os moradores”, afirmou. Ela destacou as ações como os restaurantes comunitários e o movimento Solidariedade Salva, que distribui toneladas de alimentos, reforçando o compromisso em garantir o acesso à alimentação.
A vice-governadora Celina Leão também celebrou o reconhecimento das políticas de segurança alimentar, afirmando que o Selo Betinho confirma o trabalho de cuidar de quem mais precisa. “É um trabalho articulado, resultado de comprometimento e vontade política”, concluiu. Mariana Macário, da OSC Ação da Cidadania, explicou que o Selo Betinho foi concedido ao DF devido ao cumprimento de 36 metas, com destaque para o apoio à agricultura familiar, cozinhas solidárias e educação alimentar. Ela parabenizou a gestão e ressaltou que o selo tem validade de um ano, servindo como exemplo para outros municípios.
Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar, destacou que o DF é uma das três unidades com mais ações efetivas de segurança alimentar. “O GDF tem se destacado com programas como o Pnae e a Cesta Verde, que contribuem para a segurança alimentar da população”, afirmou.