Nos dias 16 e 17 de agosto de 2011, Brasília receberá a 4º Marcha das Margaridas. Evento do terceiro setor que pretende reunir 70.000 mulheres do campo e floresta oriundas de diversos estados brasileiros, com o objetivo de propor ações, programas e políticas para o exercício pleno da cidadania das trabalhadoras rurais.
Como capital Federal, Brasília tem por vocação ser o palco de atos populares e proporcionar a recepção da comunidade de todos os estados brasileiros. Pensando no bem estar dos moradores, frequentadores do Parque da Cidade e dos visitantes, o GDF mobilizou Secretarias e demais órgãos para viabilizar a segurança, infraestrutura e espaços físicos necessários para abrigar os marchantes que se deslocarão entre o Parque da Cidade e Esplanada dos Ministérios.
Buscando criar um ambiente com menor impacto e transtorno na rotina dos brasilienses o Secretário de Governo, Paulo Tadeu, coordena a integração das ações de segurança, infraestrutura, serviços de saúde, limpeza, logística, além, de informar aos moradores sobre as rotas de trânsito que serão alteradas nos dias de marcha.
O GDF é um Governo Popular e Democrático e apoia a Marcha das Margaridas pela importância histórica e social que esse movimento representa. É importante lembrar que o Governador Agnelo Queiroz criou a Secretaria de Estado da Mulher que visa ampliar as discussões para políticas públicas para as mulheres.
CRONOGRAMA:
16 de agosto de 2011
Madrugada: Chegada e acolhimento das delegações no Parque da Cidade.
6h: Início da montagem de 150 barracas de ambulantes, devidamente autorizados, na extremidade lateral do Parque da Cidade, margens da via que dá acesso ao Tribunal de Justiça.
9h: atividades culturais internas no Parque da Cidade
14h: Abertura política da marcha das margaridas 2011 no Parque da Cidade.
20h: Atividade cultural para as participantes da marcha.
17 de agosto de 2011
5h50h: Saída do Parque da Cidade a Esplanada dos Ministérios
8:30h: Horário estimado de chegada da marcha na altura da ERB
10h: Ato na Esplanada, em frente ao Congresso Nacional (Praça das Bandeiras)
11h: Retorno das manifestantes, em ônibus, para o Parque da Cidade.
15h: Ato de encerramento
17: Retorno das delegações aos estados
20h: Retirada das barracas dos 150 ambulantes.