Menu
Brasília

GDF orienta gestores sobre exercício financeiro de 2025

Evento da Seec reforça alinhamento técnico, governança contábil e transparência na execução orçamentária distrital

Redação Jornal de Brasília

30/10/2025 18h54

foto renato alves (10)

O GDF reuniu ordenadores de despesa, nesta quinta (30), para garantir a correta execução das etapas orçamentárias, financeiras e patrimoniais | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início aos trabalhos de organização para o encerramento do exercício financeiro de 2025, etapa essencial para o planejamento das contas públicas. Com o objetivo de alinhar prazos, metas e procedimentos administrativos, a Secretaria de Economia (Seec-DF) reuniu, nesta quinta-feira (30), os ordenadores de despesa do Complexo Administrativo do DF. O encontro, realizado no auditório da Polícia Civil, marcou o início das ações de ajuste e consolidação das finanças públicas antes do fechamento do ano.

Durante o encontro, o secretário-executivo de Finanças, Thiago Conde, ressaltou a importância da iniciativa para esclarecer dúvidas e garantir a correta execução das etapas orçamentárias, financeiras e patrimoniais. Ele destacou que a Secretaria Executiva está à disposição para atender os ordenadores de despesa e oferecer orientações adicionais e específicas.

O evento contou com a presença do contador-geral do Distrito Federal, Alisson Lira da Rocha; do subsecretário de Orçamento Público, André Moreira Oliveira; do subsecretário de Planejamento Governamental substituto, Danilo Costa Macedo; e do subsecretário do Tesouro, Fabrício de Oliveira Barros.

Denominado Intercâmbio com Ordenadores de Despesas, o evento tem como objetivo orientar equipes das unidades gestoras quanto aos prazos e procedimentos definidos no Decreto nº 47.810/2025, que dispõe sobre o encerramento do exercício financeiro deste ano. O encontro é considerado um momento técnico e de alinhamento institucional, essencial para assegurar que todos os órgãos e entidades do GDF executem corretamente as etapas contábeis e fiscais até o fechamento do exercício.

A uniformização de procedimentos está entre os principais resultados esperados, a fim de evitar inconsistências contábeis, reforçar a observância dos prazos legais e promover a transparência na gestão fiscal do DF. A ação também contribui para a melhoria da qualidade das informações que compõem o balanço geral e os relatórios encaminhados ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Realizado anualmente no último trimestre de cada exercício, o evento chega à sua 17ª edição, mantendo o propósito de preparar gestores e equipes para o fechamento contábil do exercício, em conformidade com as normas atualizadas e os prazos estabelecidos.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado