Menu
Brasília

GDF oferece acolhimento a população em situação de rua no Plano Piloto

Ação ocorre nesta terça (10) e quarta (11), com serviços de saúde, educação e auxílio de R$ 600 para aluguel.

Redação Jornal de Brasília

09/02/2026 10h58

acolhimento da população em situação de rua

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasil

O Governo do Distrito Federal (GDF) coordenará uma ação de acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua em 15 pontos do Plano Piloto, nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), a partir das 9h. A iniciativa é liderada pela Casa Civil e conta com a participação de secretarias como Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEE-DF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), além de órgãos como DF Legal, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.

Os atendimentos incluem serviços em saúde, educação e assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também será oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para quem não tem condições de pagar aluguel, vagas em abrigos, programas de qualificação profissional como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

Após o atendimento, a DF Legal será responsável por desmontar as estruturas e transportar os pertences para o local indicado pelo ocupante ou, em último caso, para o depósito da pasta no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados em até 60 dias sem custo.

Durante a semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais para mapear o público e suas demandas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado