Menu
Brasília

GDF não fará mais a coleta de lixo hospitar de estabelecimentos particulares

Arquivo Geral

26/10/2009 0h00

A partir desta terça-feira (27) o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) não irá coletar ou tratar resíduos de serviços de saúde produzidos por estabelecimentos particulares. A decisão foi tomada por causa da Lei Distrital 4.352, republicada em julho deste ano.


Pela lei, locais como hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias e até mesmo lojas de tattoos e piercings terão que se responsabilizar por todo o lixo de saúde que produzirem. A diferença entre as instituições públicas e particulares é o prazo para adequação. Estabelecimentos particulares tiveram um prazo de 90 dias para se adequar ao novo sistema. Os hospitais públicos devem estar dentro da lei até abril de 2010.


O Governo do Distrito Federal (GDF) gasta, em média, R$ 1 milhão ao mês para recolher e tratar de forma adequada o lixo hospitalar. Uma empresa especializada é contratada para coletar, transportar e incinerar mais de 510 toneladas de lixo por mês. Isso corresponde à produção dos 1.500 estabelecimentos de saúde do DF.


A empresa contratada deve atender aos requisitos ambientais e de saúde. O GDF indica três empresas que estão dentro das condições impostas por lei. Uma em Ceilândia, outra em Anápoles e uma terceira na Cidade Ocidental.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado