O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria da Mulher, anuncia o Março Mulher, uma agenda de ações para o Distrito Federal com debates, prestação de serviços e audiências públicas com o objetivo de dar visibilidade à luta pela emancipação da mulher na sociedade. Lançado oficialmente em março, o mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o projeto iniciará com a Rede Mulher Cidadã, em parceria com outros órgãos do GDF, um mutirão de vários serviços à comunidade, com enfoque nas questões da mulher, que se estenderá por todo o ano.
“O nosso empenho é para que sejam criadas políticas na perspectiva da emancipação das mulheres, para que elas sejam vistas na sua totalidade. E essa articulação só é possível com a união de diferentes setores do governo e da sociedade”, afirma a secretária da Mulher do DF, Olgamir Amância.
O calendário de ações da Rede Mulher Cidadã para o mês de março já está definido, contemplando ações nas regiões de: Ceilândia, Plano Piloto, Estrutural, Taguatinga, Paranoá, Planaltina e Cidade Ocidental (GO). As regiões iniciais que receberão a Rede foram escolhidas de acordo com projetos já existentes nas Administrações Regionais. A intenção da Secretaria da Mulher é de que todas as regiões administrativas do DF e cidades do Entorno recebam o mutirão até o fim deste ano.
Serão oferecidos serviços como: Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, serviços jurídicos (OAB e defensoria pública) Museu de Drogas e Armas, cabeleireiro, artesanato, apresentações musicais, gastronomia, mala do livro, recreação infantil e debates sobre a Saúde da Mulher e a Lei Maria da Penha. As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria da Mulher e pela Polícia Civil, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Justiça, Cultura, Saúde, Educação, Entorno, Juventude e também da Polícia Militar, Senac, OAB, Defensoria Pública e Administrações Regionais.