Os moradores do Jardins Mangueiral devem contar em breve com um novo ambiente dedicado à convivência, à gastronomia e ao fortalecimento da produção local. Idealizado para conectar o meio rural ao urbano, o Empório Rural do Jardim Botânico será um espaço de encontro onde produtores da agricultura familiar poderão divulgar e comercializar o melhor da produção rural do DF.
Para viabilizar o projeto, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) publicou nessa segunda-feira (29), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o edital de licitação para a construção do novo empório, que será implantado no Jardins Mangueiral. O investimento previsto é de R$ 1,3 milhão.
“Essa nova estrutura seguirá o mesmo modelo do Empório Rural do Colorado, que já é um grande sucesso”Rafael Bueno, secretário de Agricultura
O novo espaço contará com 18 boxes destinados à comercialização de produtos da agricultura familiar, além de dois ambientes voltados a lanchonetes. A área construída será superior a 747 m², oferecendo estrutura, conforto e visibilidade aos produtores rurais da região.
De acordo com o secretário de Agricultura, Rafael Bueno, o projeto segue um modelo já consolidado no Distrito Federal. “Essa nova estrutura seguirá o mesmo modelo do Empório Rural do Colorado, que já é um grande sucesso e se tornou um ponto de encontro da comunidade para apreciar os produtos da agricultura familiar”, destacou.
A implantação do Empório Rural do Jardim Botânico tem como objetivo ampliar os canais de comercialização e fortalecer os produtores locais, muitos deles já atendidos por políticas públicas do Governo do Distrito Federal, como o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa/DF). Com o novo espaço, agricultores das regiões próximas terão um local adequado e permanente para a venda direta de seus produtos.
A região é reconhecida pela produção de queijos artesanais, cafés especiais, frutas e ovos orgânicos, o que reforça o potencial do empório como ponto de valorização da produção local e de incentivo ao consumo de alimentos de qualidade.
Segundo o secretário-executivo da pasta, Pedro Paulo Barbosa, o prazo para execução da obra é de 180 dias. “A expectativa é que a entrega ocorra ao final de junho ou no início de julho, garantindo que o projeto seja concluído com qualidade e dentro do cronograma previsto”, afirmou.
*Com informações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF)
*Com informações da Agência Brasília