Menu
Brasília

GDF faz atendimento itinerante para facilitar entrega da Declaração Anual da Exploração de Soja

Ação da Seagri-DF, em parceria com a Emater-DF, amplia acesso dos produtores rurais a orientações para a entrega do documento dentro do prazo, que se encerra no próximo dia 15

Redação Jornal de Brasília

06/01/2026 18h09

6.1. seagri df

Foto: Divulgação/Seagri-DF

Para incentivar o cumprimento do prazo legal da Declaração Anual da Exploração de Soja (Daes), a Seagri-DF realizará, nos dias 7, 9, 13 e 14 deste mês, a ação Defesa Itinerante – Daes 2026. A iniciativa busca facilitar a entrega da declaração, cujo período vai de 1º de outubro de 2025 a 15 de janeiro, por meio de atendimento direto aos produtores.

O atendimento será prestado das 9h às 16h, em diferentes regiões do Distrito Federal, com o objetivo de ampliar o acesso dos produtores rurais ao serviço.

Nos dias 7 e 14, a ação ocorre no Escritório de Atendimento da Defesa Agropecuária (EAC), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. Já no dia 9, será na Emater-DF do Núcleo Rural Tabatinga; e, no dia 13, na Emater-DF do Núcleo Rural Pipiripau.

“A Defesa Itinerante é uma forma de aproximar os serviços da secretaria de quem produz no campo”, explica o secretário-executivo da Seagri-DF, Pedro Paulo Gama. “Nosso objetivo é orientar, facilitar o cumprimento das obrigações legais e garantir que o produtor tenha todo o suporte necessário para manter sua atividade regularizada.”

Parceria

A definição das datas levou em consideração o funcionamento do Escritório de Atendimento da Defesa Agropecuária, que não presta atendimento às quartas-feiras, assegurando maior eficiência na execução da ação. A iniciativa conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), mantendo a estratégia adotada em 2025, que apresentou resultados positivos.

De acordo com a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, a ação tem papel estratégico no fortalecimento do setor. “A Defesa Itinerante foi pensada para levar orientação técnica e atendimento direto ao produtor rural, facilitando a entrega da Daes dentro do prazo legal e garantindo a regularidade das atividades agrícolas no Distrito Federal”, explica.

A subsecretária ressaltou ainda a importância da parceria institucional: “A atuação conjunta da Seagri-DF com a Emater-DF permite que o atendimento seja mais próximo da realidade do produtor, com orientação qualificada e acesso facilitado aos serviços públicos”.

Na safra 2024/2025, foram registradas 198 Daes, com maior concentração nas regiões administrativas de Planaltina e Paranoá. A Defesa Itinerante – Daes 2026 integra o conjunto de ações da Seagri-DF voltadas à regularização das atividades agrícolas, à orientação técnica e ao fortalecimento da Defesa Agropecuária, por meio de iniciativas integradas e descentralizadas em todo o Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado