Menu
Brasília

GDF elimina rotatória do Riacho Fundo e dá mais fluidez ao trânsito da EPNB

Obra do Complexo Viário Deputado César Lacerda elimina ponto crítico de congestionamentos e reduz tempo de trajeto em até 15 minutos

Redação Jornal de Brasília

05/08/2025 16h09

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Quem passa pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na altura da entrada do Riacho Fundo, já nota a diferença: o trânsito está mais organizado, fluido e seguro. A mudança é resultado da desativação definitiva do antigo balão da cidade, um dos principais pontos de lentidão e insegurança na via. Com a entrega do Complexo Viário Deputado César Lacerda, que inclui dois viadutos construídos em trincheiras, a rotatória perdeu sua função e foi desativada.

“O principal objetivo de retirar esse balão é dar mais conforto e segurança aos motoristas que circulam neste trecho, ao evitar acidentes. Porque o motorista, ao se aproximar do balão, acabava reduzindo a velocidade, gerando um certo congestionamento”, explica Jarbas Silva, engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Segundo ele, a mudança pode gerar uma economia de até 15 minutos no trajeto, que recebe cerca de 70 mil veículos por dia.

A obra é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) e recebeu investimento de R$ 1,2 milhão. A execução ficou a cargo do DER, com administração direta, e contou com o apoio de 30 colaboradores terceirizados e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pelo paisagismo.

Os trabalhos começaram com a retirada da vegetação da antiga rotatória, seguidos de terraplanagem, pavimentação, colocação de meios-fios e, agora, a aplicação de microrrevestimento em aproximadamente 1 km da pista. “Nós estamos executando agora o serviço de microrrevestimento em toda a extensão entre as duas passarelas, totalizando cerca de 1 km, tanto em um sentido, quanto no outro. Depois, entramos com a sinalização horizontal para dar mais segurança aos motoristas que transitam aqui no local”, detalha Silva.

Motoristas que trafegam diariamente pela EPNB aprovam a mudança. O rodoviário Reginaldo de Moraes, de 63 anos, considera a alteração um avanço. “Foi ótimo [o fechamento do balão]. Tinha muito congestionamento. Era um balão perigoso, melhorou bastante”, afirmou.

O motorista de ônibus Orlando Diniz da Silva, de 49 anos, também comemora. “Agora melhorou bastante. Porque o balão estava deixando dificultoso para a gente passar ali, tanto na ida, quanto na volta. Era muito fluxo”, lembrou.

A estudante Mariana Bonfim, de 18 anos, moradora do Riacho Fundo II, avalia que a desativação foi necessária. “Antes, com o balão, era bem ruim. No horário de pico ficava engarrafado. Com o viaduto ficou bem melhor e mais fluido o trânsito. Mas os dois juntos ainda era meio confuso. Então, agora ficou bem melhor”, disse.

A previsão é que a nova sinalização horizontal seja concluída nos próximos dias, encerrando a última etapa da obra e consolidando uma mudança estrutural no tráfego da região.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado