O Governo do Distrito Federal e o Ministério da Cultura discutem, a pedido da presidenta da República, Dilma Rousseff, a possibilidade de transferir a gestão do Museu da República para o governo federal.
O câmbio na gestão tornaria mais acessível aos cidadãos grandes obras de arte que fazem parte do acervo de empresas estatais federais, e faria com que o local contasse com um acervo fixo e exposições itinerantes, além de outros projetos.
“Os dois governos estudam essa mudança, a pedido da presidenta, mas isso acarreta encargos administrativos, financeiros e orçamentários, por parte da União, que ainda estão sendo ajustados pelo Ministério da Cultura”, explicou o consultor jurídico do GDF, Paulo Machado Guimarães.
De acordo com ele, a consultoria jurídica está discutindo a questão para que o GDF possa colaborar com o aumento das atividades culturais do Museu da República.
O GDF e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, começaram a discutir a intenção de mudar a gestão do museu em maio, durante uma reunião.
O Museu Nacional da República recebeu 970 mil visitas no último ano, o que o coloca entre os mais movimentados de todo o país.