Menu
Brasília

GDF e Caixa Econômica Federal alinham o andamento de obras no Distrito Federal

Governadora em exercício Celina Leão participa de reunião para acelerar trâmites de projetos financiados pelo banco

Redação Jornal de Brasília

13/10/2025 16h30

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A governadora em exercício, Celina Leão, participou nesta segunda-feira (13) de uma reunião de alinhamento entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Caixa Econômica Federal. O encontro, realizado na sede do banco, teve como objetivo acelerar os trâmites de obras na capital executadas com recursos viabilizados pela instituição, por meio de emendas parlamentares ou financiamentos.

“Foi uma reunião de acompanhamento das obras que têm a participação da Caixa Econômica Federal. Algumas precisavam de uma conversa mais próxima, obras importantíssimas para a população do Distrito Federal. Essa proximidade faz com que a gente cumpra toda a nossa parte de detalhamento e de burocracia, para que a Caixa dê agilidade e possamos entregar essas obras à população do DF”, explicou Celina Leão.

Entre os projetos discutidos estão a Policlínica do Recanto das Emas, com investimento de R$ 30 milhões, e o Centro de Doenças Raras, que prevê aplicação de quase R$ 40 milhões.

A reunião contou com a presença do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo; do secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casemiro; do diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite; do diretor-presidente do DER, Fauzi Nacfur; além da equipe técnica da Caixa Econômica, composta pelo vice-presidente de Governo, Marcos Carvalho; o superintendente Nacional de Governo, Flávio Gavazza; o gerente Nacional de Governo, Rafael Rosa; e o superintendente Nacional de Relacionamento Institucional, Marcelo Brettas.

Contratos e parcerias

Desde 2019, a Caixa Econômica Federal assinou mais de 100 convênios e contratos de repasses com o GDF. As parcerias incluem a criação de novos Centros de Referência da Mulher Brasileira, ampliação de acesso a escolas rurais, construção de unidades de saúde e batalhões das forças de segurança, além de grandes obras de infraestrutura, como o Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, e o Corredor Eixo-Oeste, que vai conectar o Sol Nascente à área central de Brasília.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado