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Brasília

GDF decide transferir DER para a Secretaria de Obras

Órgão atualmente está vinculado à Semob. Mudança ocorrerá até agosto, por decreto, segundo o secretário de Obras, Valter Casimiro, e visa agilizar execução de obras no DF

Afonso Ventania

13/07/2024 7h31

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Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

Afonso Ventania
Bikerrepórter do Jornal de Brasília

Com o intuito de acelerar a execução das obras em andamento em todo o Distrito Federal e, assim, cumprir as prioridades estabelecidas desde que tomou posse como secretário de Obras, em abril, Valter Casimiro pediu ao governador Ibaneis Rocha para vincular o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) à sua pasta. Atualmente, o órgão responsável por manter a fluidez nos pouco mais de 1.900 quilômetros da malha viária da capital federal é vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

“A transferência já está em andamento e acontecerá, por decreto, até agosto, no máximo. A mudança deverá facilitar a transferência de recursos, a execução das obras e tornar todo o processo menos burocrático e ágil. Nosso intuito é cumprir todos os prazos estabelecidos para amenizarmos os transtornos causados pelas benfeitorias”, justifica Valter Casimiro.

Durante o primeiro mandato de Ibaneis Rocha, Casimiro foi o titular da Semob e conhece bem os trâmites necessários para a execução de obras e, sobretudo, a dinâmica interna no governo. Segundo ele, o DER-DF é o órgão indispensável na infraestrutura viária, setor que vem sendo um dos principais focos da atual gestão do GDF.

Valter Casimiro

Ainda de acordo com o gestor, o diálogo entre todos os órgãos envolvidos foi muito tranquilo e a transição está fluindo pacificamente. Para o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Jr., a transferência para a Secretaria de Obras é um movimento natural já que o órgão executa obras e é importante para unificar as informações sobre todo o processo.

“O DER-DF já fez parte da Secretaria de Obras e foi transferido para a área de mobilidade há alguns anos. Estamos muito satisfeitos com a mudança e será muito bom para o órgão. Até por que o DER-DF executa obras e nada mais justo do que a Secretaria de Obras unificar as informações das ações do DER-DF, da Novacap e da própria secretaria para aumentar ainda mais a transparência e a fluidez na comunicação dos órgãos vinculados”, comemora.

O DER-DF vem executando obras em todo o Distrito Federal por meio de seus cinco distritos rodoviários, localizados em Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Brazlândia e Samambaia. Para a Secretaria de Obras, o envolvimento estratégico do órgão executor com todo o maquinário e pessoal e demais recursos é indispensável para a conclusão dos compromissos do atual governo na área de mobilidade urbana.
Infraestrutura

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Desde que voltou ao governo como titular da pasta de Obras, em abril de 2024, Valter Casimiro estabeleceu metas audaciosas para tocar projetos importantes de infraestrutura no Sol Nascente, na Avenida Hélio Prates (Taguatinga) e na continuidade do Corredor Eixo Oeste, entre outros. O GDF também tem investido na Superquadra Park Sul, em projetos de drenagem em Taguatinga, na continuidade da pavimentação em concreto na W3 Sul e também na EPIG. Além dessas ações, Casimiro reforça que tem trabalhado para garantir mais mobilidade à população, com a ampliação e construção de faixas exclusivas de ônibus, como a da Avenida Hélio Prates, a ligação da EPTG com a EPIG, ampliação da malha cicloviária e o projeto do BRT Norte.

“Só neste ano já temos R$ 2 bilhões destinados para a parte de obra, isso junto das outras pastas e empresas vinculadas, como o DER-DF”, afirma Valter Casimiro.

Corredor Eixo Oeste

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Como 38,7 km de extensão, o corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a EPIG e a ESPM (Setor Policial Sul), que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo, segundo o governo, é reduzir o tempo de deslocamento até o Plano Piloto em meia hora. Está prevista a construção de 40 quilômetros de ciclovia apenas no corredor Eixo Oeste.

Os trabalhos estão sendo executados por trechos, já que é inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito. “Elaboramos um planejamento de ataque nas obras, em todos os trechos simultaneamente, para minimizar os impactos no fluxo e para não impedir as pessoas de circularem pela cidade. O objetivo é trabalhar em todas as frentes de serviço para conseguirmos acelerar as obras e antecipar as entregas”, conclui, Casimiro.

Parque da Cidade

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Desvio para a nova entrada no Parque da Cidade e a nova rotatória

Desde a manhã desta quinta-feira (11/7), a Secretaria de Obras criou desvio para a construção de uma rotatória e do novo acesso ao Parque da Cidade, nas imediações do pavilhão de exposições. A interdição é nos dois sentidos da via e, com isso, os motoristas devem passar pelo estacionamento 3. O GDF calcula o prazo de 90 dias para retomar a normalidade naquela região. “A construção do novo acesso ao Parque da Cidade marca o início das obras da quarta etapa de implantação do Corredor Oeste na via EPIG”, explica Valter Casimiro.

Segundo o governo, a quarta etapa será executada entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do SIG. Será implantado corredor exclusivo para BRT, dois novos viadutos em trincheira e duas passagens subterrâneas para pedestres – que darão acesso à estação de ônibus no canteiro central da via. Além disso, o trecho vai ganhar ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

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