O Governo do Distrito Federal (GDF) coordenará uma ação de acolhimento e assistência social direcionada a pessoas em situação de rua em 10 endereços distintos de Taguatinga. A iniciativa está programada para iniciar às 9h desta quinta-feira (19) e é liderada pela Casa Civil, com participação de diversas secretarias e órgãos do governo.
Entre os envolvidos estão as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Além delas, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar também integrarão a operação.
Os atendimentos incluirão serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Pessoas sem condições de pagar aluguel receberão um auxílio excepcional de R$ 600. Haverá oferta de vagas em abrigos, programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, e cadastro para unidades habitacionais.
Após o atendimento, a DF Legal será responsável pelo desmonte das estruturas e pelo transporte dos pertences para o local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, os objetos pessoais serão levados ao depósito da pasta, no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo para o responsável.
Os pontos de ação em Taguatinga incluem as imediações do Centro POP, a área verde em frente ao pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga, QND 59 ao lado do lote 38, Quadra C5 na marquise do lote 6, Quadra C7 na marquise das Casas Bahia, a Biblioteca Pública na Avenida Comercial, C12 atrás do lote 13, QNL 04 bloco D próximo ao edifício Braz Viana, a lateral da UBS 2 e QS 03 nos lotes 03, 05, 07 e 09, no Pátio Capital.
Com informações da DF Legal