Menu
Brasília

GDF conclui urbanização da Quadra 2 na Cidade Estrutural

Cerca de 500 moradores ganham acesso a água, energia e pavimentação, resolvendo demandas antigas de empresários da Cidade do Automóvel.

Redação Jornal de Brasília

10/02/2026 17h30

Foto: Arquivo/Agência Brasília

Foto: Arquivo/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu, nesta terça-feira (10), a urbanização da Quadra 2 do Setor Norte da Cidade Estrutural. A obra beneficia cerca de 500 moradores com acesso a água tratada, energia elétrica e ruas pavimentadas.

A intervenção incluiu a implantação de galerias de águas pluviais, conectando a drenagem da Cidade do Automóvel à rede geral do sistema, uma demanda aguardada há quase 30 anos por 362 empresas do setor. O administrador regional Alceu de Mattos destacou que trechos da área estavam sem urbanização básica por longo tempo e que somente neste governo os problemas foram resolvidos.

A Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Novacap) realizou a terraplanagem e o levantamento topográfico rua por rua. Foram instaladas redes de água, esgoto e elétrica, além de milhares de bloquetes para pavimentação, garantindo o nivelamento das vias e o escoamento correto das águas pluviais. No saneamento, a parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), por meio do programa Água Legal, viabilizou a regularização da rede.

Os bloquetes foram produzidos por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), em ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Distrito Federal (Sedet-DF). Dez participantes, após capacitação, atuaram na produção e instalação do material.

A obra surge de uma parceria entre diversos órgãos do GDF e corrige problemas históricos de alagamentos na Cidade do Automóvel, beneficiando concessionárias, revendedoras e negócios da construção civil.

Ainda há trechos pendentes na cidade, como áreas da Chácara do Susano, que receberão intervenções após o período chuvoso, com instalação de água, esgoto e iluminação. No Setor Oeste, onde nunca houve infraestrutura completa, a CAESB iniciou procedimentos para implantar redes de abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem, além de calçamento.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado