As obras de expansão e integração das ciclovias de Brasília continuam em andamento pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), como parte do plano Vai de Bike, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). O projeto prevê a construção de 39 km de novas ligações entre as pistas da Candangolândia e a Estrutural, dos quais 20 km já foram concluídos, com investimento total de aproximadamente R$ 8 milhões.
Atualmente, os trabalhos concentram-se na Estrutural, entre a pista principal e a marginal de Vicente Pires, no sentido Brasília. Equipes realizam a terraplanagem de um trecho de 6 km, que vai do viaduto da BR-070, no final do Pistão Norte, até o viaduto da Cidade Estrutural, e segue até a ciclovia da DF-087, a Estrada Parque Jóquei Clube, estabelecendo uma conexão inédita com a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
“Não tínhamos essa ciclovia ligando ao Pistão Norte. Vamos fazer essa conexão com uma pequena derivação da DF-087. Será possível sair do Pistão Norte, descer a marginal da Vicente Pires e acessar a DF-087 até a EPTG”, explica o diretor do 3º Distrito Rodoviário, engenheiro civil Jarbas Silva.
No Pistão Norte, o asfalto já foi finalizado e a sinalização horizontal está quase concluída. Entre o Núcleo Bandeirante e o Pistão Sul, a sinalização já foi totalmente instalada. Silva detalha: “Começamos conectando a ciclovia da Candangolândia com o Núcleo Bandeirante. Depois, com o Riacho Fundo até o Pistão Sul e, agora, com o Pistão Norte, Cidade Estrutural e a EPTG. Também fizemos uma derivação da ciclovia do Núcleo Bandeirante até o Park Way e Arniqueira, chegando a Águas Claras.”
O projeto Vai de Bike tem como objetivo integrar as diferentes regiões da capital federal e oferecer mais segurança aos ciclistas. Atualmente, o Distrito Federal possui a segunda maior malha cicloviária do país, totalizando 727 km.
Com informações da Agência Brasília