O Conselho de Governança Pública do Distrito Federal realizou, na segunda-feira (25), sua 20ª reunião, marcada pela apresentação dos resultados da primeira aplicação do Índice de Maturidade dos Comitês Internos de Governança (IMCig) em órgãos e entidades do GDF. A iniciativa funcionou como projeto piloto e teve como objetivo identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no funcionamento dos comitês.
Criado para apoiar a elaboração de planos de ação voltados à implementação de boas práticas, o IMCig também fornecerá evidências para orientar as ações do Conselho, tanto na definição de diretrizes quanto no monitoramento de resultados.
Outro destaque do encontro foi a aprovação da proposta de estrutura do novo Modelo Distrital de Maturidade em Governança Pública (MDM-Governança Pública). O modelo está sendo desenvolvido por um grupo de trabalho do Conselho com base em experiências nacionais e internacionais e contempla as dimensões Ambiental, Social e Governança (ASG).
Durante a reunião, a Controladoria-Geral do DF anunciou ainda a realização de assessoria técnica à Secretaria de Governo para aprimorar as práticas de governança nas Administrações Regionais, em especial nos Comitês Internos de Governança.
Com a presença de representantes da CGDF, das Secretarias de Economia, Educação, Saúde, Segurança Pública e da Casa Civil, o encontro reforçou a importância da cooperação entre órgãos e da troca de experiências para fortalecer a governança pública e aumentar a eficiência administrativa no Distrito Federal.
Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal