Menu
Brasília

GDF arrecadou mais de 40 mil brinquedos para as crianças do DF

A campanha solidária do GDF está na reta final e já bateu recorde de doações.

Amanda Karolyne

02/10/2025 19h25

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por Amanda Karolyne

O Palácio do Buriti é um dos pontos de coleta da 6ª edição da campanha “Vem Brincar Comigo” e, nessa quinta-feira, foi realizado o Dia Solidário, com um mutirão de doações de brinquedos. A iniciativa é promovida pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha e coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Governo do Distrito Federal (GDF). Na celebração solidária, o governador Ibaneis Rocha comemorou o recorde de arrecadações: mais de 45 mil brinquedos. A campanha segue até 10 de outubro.

O “Vem Brincar Comigo” foi lançado em 20 de agosto com o objetivo de arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado para crianças atendidas por instituições sociais e projetos de proteção à infância. Os brinquedos arrecadados em pontos de coleta espalhados pelo DF serão encaminhados para as instituições parceiras até o fim da campanha.

Ibaneis destacou que essa é uma campanha presente nos shoppings da cidade, nas administrações regionais e em todas as secretarias do Governo do Distrito Federal, com apoio do empresariado do DF e de outros países. “A campanha da Mayara, juntamente com sua equipe de coordenação de políticas públicas, deu certo e entrou para o calendário oficial do DF”, afirmou. Ele acredita que o mais importante dessa ação é atender as comunidades mais carentes de Brasília e do Entorno.

Com música da banda da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), pipoca, picolé e algodão doce, além de outras atrações lúdicas, no Dia Solidário, Ibaneis aproveitou o momento de descontração para celebrar, ao afirmar que essa edição vai bater todos os recordes de arrecadação, já que a meta inicial era de 20 mil itens doados, mas os números passaram de 40 mil na ação desta quinta-feira. “O que mostra que Brasília é uma cidade solidária e essa solidariedade acontece em todos os campos, seja no fornecimento de alimentação, na entrega de brinquedos ou no cuidado com as famílias mais carentes, e essa é uma grande preocupação que eu tenho”, comentou.

Para ele, esse evento reúne solidariedade, harmonia e união, além de levar alegria às crianças que merecem. “Como diz o mote da campanha, brincadeira de criança é coisa séria, e para nós isso tem um significado muito importante”, frisou. O governador lembrou que vai entrar no oitavo ano de gestão e, nesse meio tempo, o governo tirou Brasília do patamar da fome ao garantir alimentação – três refeições diárias, pelo menos, para cada pessoa. “Ampliamos nossos restaurantes comunitários, fizemos o pagamento do cartão Prato Cheio, do DF Social, lançamos programas importantes, como é o programa que foi lançado recentemente do uniforme para os nossos alunos”, citou.

Na ocasião, ele revelou estar com o sentimento de missão cumprida, depois de toda a jornada que traçou desde a candidatura em 2018. “Eu vou entregar para a Celina e para a população do Distrito Federal uma cidade bem melhor do que eu recebi. E eu espero que os outros que vierem pela frente continuem com essa pegada social muito forte, que é para a gente sair realmente desse campo da miséria na nossa região”, afirmou.

Para Mayara, realizadora do projeto, a maior marca do “Vem Brincar Comigo” não é a quantidade de brinquedos doados em si, mas sim a quantidade de pessoas contribuindo com a campanha e se divertindo. “Quando a gente fala de doar um brinquedo para uma criança, não é só doar uma mera matéria para uma criança, mas é sobre gratidão. É reconhecer a oportunidade que você tem na vida de contribuir com a vida de uma outra pessoa e, para essa criança, é o investimento que você faz diretamente num futuro adulto”, destacou.

Ela lembra que as pessoas têm até o dia 10 de outubro para fazer suas contribuições nos pontos como o Palácio do Buriti, as administrações regionais, todas as secretarias, órgãos do governo e também nos batalhões da Polícia Militar do DF, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e no Park Shopping.

Mayara relembrou que, através do “Vem Brincar Comigo”, as crianças de instituições sociais podem ter experiências lúdicas que vão além do brinquedo doado, proporcionando para elas dias memoráveis. Ela citou a ação do Park Shopping desta semana, onde 500 crianças puderam ter acesso liberado aos brinquedos da HotZone no Park Shopping. “Nós tivemos também vários dias em que a gente conseguiu levar mais de 2 mil crianças para o Na Praia”, contou.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado