O Governo do Distrito Federal aprovou o parcelamento do solo no Park Way para a criação de três lotes destinados a equipamentos públicos. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), por meio do Decreto nº 47.729. A medida visa regularizar o 25º Batalhão de Polícia Militar do DF e definir locais para a sede e o pátio de serviços da Administração Regional.
O 25º Batalhão, cuja estrutura já funciona há décadas, nunca foi oficialmente regularizado. O novo lote será localizado na Área Especial 1, da Quadra 6, com 18.071,06 m², possibilitando a construção de uma sede moderna para a unidade.
Os outros dois lotes atendem a uma demanda da própria Administração Regional do Park Way. A sede atual funciona temporariamente no Núcleo Bandeirante, mas apresenta dificuldades de operação devido à distância da comunidade, ao uso de imóvel locado e aos conflitos no trânsito causados pelo transporte de maquinários pesados e pelo manejo de materiais no pátio de serviços.
Com a criação dos novos lotes, o pátio de serviços será instalado na Área Especial 2, da Quadra 6, com 14.200,35 m², enquanto a futura sede da administração regional ocupará a Área Especial 1, da Quadra 7, com 3.180,32 m².
De acordo com Eliane Monteiro, diretora de Parcelamento do Solo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, “essas áreas foram selecionadas visando evitar locais com cerrado denso, cujo impacto ambiental seria intenso; buscar locais com visibilidade para a sede da administração; baixo impacto de vizinhança para o pátio de serviços; e áreas com sistema viário implantado, fora da área de domínio da rodovia”.
Os lotes possuem termo de cessão de uso expedido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), que já cedeu os terrenos para uso dos equipamentos públicos. Com a publicação do decreto no DODF, a Terracap deve providenciar o registro dos imóveis em cartório.
Com informações da Seduh-DF