Menu
Brasília

GDF aprova 82 projetos imobiliários e analisa 357 em apenas 30 dias

Arquivo Geral

01/02/2019 12h44

Construção Civil. Foto: Kleber Lima/Jornal de Brasília

Francisco Dutra
francisco.dutra@grupojbr.com

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação aprovou 82 empreendimentos da construção civil e a analisou 357, em janeiro. Os números são resultados do mutirão da Central de Aprovação de Projetos (CAP), feito pelo governo de Ibaneis Rocha (MDB) para destravar o mercado imobiliário no Distrito Federal. Pelas contas do Palácio do Buri, este é um desempenho positivo recorde, na comparação o primeiro mês de trabalho de governos anteriores.

Desde a campanha eleitoral de 2018, o governador tem defendido o reaquecimento do setor para gerar empregos, melhorar a economia e aumentar a arrecadação de impostos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, dos 82 projetos aprovados, 20 são de grande porte.

“É um balanço muito positivo. É uma marca que reputo ser recorde. No primeiro mês do governo anterior foram aprovados 5 projetos. Até março de 2015, foram 18 projetos aprovados”, afirmou Oliveira. Segundo o secretário, o desempenho é resultado da manutenção do corpo técnico da CAP, mesmo com a troca de governo. O alinhamento do fluxo de trabalho para gerar maior eficiência e priorizar projetos em fase final de aprovação também foram passos decisivos.

Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, Foto: Rayra Paiva Franco/Cedoc/Jornal de Brasília

Em termos concretos, os projetos aprovados representam 511 mil metros quadrados de construção. Para se ter uma ideia do impacto desta medida, um campo de futebol, pelas medidas da Federação Internacional de Futebol (Fifa), tem 7.140 metros quadrados. Ou seja, o mutirão colocou na praça um canteiro de obras do tamanho de 71 gramados de futebol.

Em reunião com setor produtivo, na terça-feira (29), Oliveira destacou, justamente, o fortalecimento da CAP, bem como a criação, no próximos dias, da Subsecretaria de Novos Parcelamentos e Regularização Fundiária (Supar). Dois movimentos feitos para facilitar o diálogo do governo com a sociedade e acelerar a prestação de serviços nas questões de maior necessidade. Na conversa com empresários, o secretário enfatizou também o compromisso da atual gestão na prevenção e no combate à corrupção.

Na quarta-feira (30), em reunião com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), governo e empreendedores debateram quais são os passos necessários para destravar a construção no DF para a geração de renda e emprego. Ainda neste ano o governo planeja encaminhar para a Câmara Legislativa o projeto do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub).

A luta contra invasões e o crescimento urbano desordenado foi outro ponto debatido. Nas palavras de Oliveira, uma das ferramentas do governo será o aumento da oferta de lotes regulares, em novos núcleos urbanos. Neste sentido, uma linha de ação em estudo é a criação de novos bairros e setores habitacionais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado