Menu
Brasília

GDF amplia vacinação contra dengue para adolescentes

A decisão se deu após diante da baixa procura pela vacina Qdenga por parte das crianças de 10 e 11 anos, primeiro grupo autorizado a se imunizar

Geovanna Bispo

05/03/2024 12h52

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu ampliar o grupo autorizado para se imunizar contra a dengue. A partir da tarde desta terça-feira (15), crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos podem procurar os postos de imunização para se vacinar.

“Nosso objetivo é aplicar todas as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Fazemos um monitoramento diário do número de crianças atendidas e decidimos fazer essa ampliação para atingir mais rapidamente a cobertura na população geral do DF”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A decisão se deu após diante da baixa procura pela vacina Qdenga por parte dos pais e responsáveis por crianças de 10 e 11 anos, primeiro grupo autorizado a se imunizar. No total, serão 81 salas de vacinação contra a dengue espalhadas pela capital.

Segundo a Secretaria de Saúde, das 71,7 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde e disponíveis no sistema no estoque, apenas 24 mil foram aplicadas (33%). Os imunizantes destinados à primeira dose precisam ser aplicados até 30 de abril, quando vencem.

Por enquanto, não há previsão para envio de novas doses da vacina e, por esse motivo, o público-alvo da campanha ficará restrito ao novo grupo.

Atualmente, o DF está em situação de emergência devido ao alto número de casos de dengue. Ainda de acordo com a pasta, a capital já registrou mais de 120 casos prováveis da doença e 78 óbitos confirmados. Além desses, outros 84 ainda estão sendo investigados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado