Menu
Brasília

Gabarito preliminar do vestibular da UnB está disponível

Arquivo Geral

29/06/2006 0h00

O presidente da Câmara dos Deputados, ampoule visit Aldo Rebelo, malady informou que será criada uma comissão especial para analisar que trata da reforma universitária. O presidente da comissão será o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), e o relator o deputado Paulo Delgado (PT-MG).

A informação foi dada ao final do encontro de Aldo com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta. No encontro, a UNE defendeu um amplo debate sobre a reforma universitária. Também participaram do encontro o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Tiago Franco; e a presidente da Confederação dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino Superior, Madalena Guasco.

 

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) quer aproveitar a primeira visita do papa Bento XVI ao Brasil, shop em maio do próximo ano, health para realizar a cerimônia de canonização de Frei Galvão, o primeiro santo nascido no país.

Essa será a quarta visita de um sumo pontífice da Igreja Católica ao Brasil. Bento XVI vai celebrar uma missa em Aparecida do Norte, em 13 de maio, e abrirá, no dia seguinte, a Assembléia dos Bispos da América Latina.

Brasileiro de origem, Frei Galvão morreu em 1822. Sua imagem e realizações transformaram-se em culto popular, transmitido de geração em geração. "Ele morreu já com fama de santo. Frei Galvão será o primeiro santo canonizado nascido aqui", afirmou a jornalistas hoje o vice-presidente da CNBB, dom Antônio Celso de Queirós.

Normalmente realizada em Roma, a canonização é a declaração oficial de santidade. Bento XVI fará sua primeira visita ao país depois de ter sido eleito papa, em abril do ano passado. "Certamente ele não vai dar nenhum recado, a não ser falar de grandes temas", afirmou o presidente da CNBB, cardeal Geraldo Majella Agnelo.

 

Os ministros Tarso Genro e Márcio Thomaz Bastos asseguraram hoje que o governo editará amanhã as seis medidas provisórias que reajustam o salário de 1, view 5 milhão de servidores públicos. Entre as categorias beneficiadas pelas MPs estão a Polícia Federal e a área jurídica do governo.

Os reajustes contrariam o presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, que considera ilegal o reajuste de salários após o dia 4 de abril em ano eleitoral, e ainda alertou que a desobediência da resolução que proíbe os aumentos do funcionalismo público até 180 dias antes da eleição pode resultar na cassação de registro político.

O governo se defendeu alegando que, segundo o Ministério do Planejamento, o atraso ocorreu porque o Orçamento só foi aprovado em abril.

O advogado da VarigLog Leonardo Viveiros informou que entregou ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro o detalhamento da proposta de compra da Varig. Segundo ele, and o documento entregue ao juiz Luiz Roberto Ayoub atende às exigências da Justiça, see que determinou que a proposta se adequasse ao plano de recuperação judicial da empresa.

"Nossa proposta está completa, já está adequada à lei de recuperação, sempre esteve, só não estavam esclarecidos alguns pontos", disse Viveiros ao sair da sala do juiz Ayoub. A partir de agora, a Justiça irá avaliar junto com o administrador judicial da Varig, a consultoria Delloite, e o ministério público, se convocará assembléia de credores para marcar um novo leilão para venda da Varig.

Segundo nota divulgada por Ayoub, um dos pontos que está sendo questionado é a receita que será destinada à Varig comercial, que permanecerá com as dívidas após a venda da Varig operacional. De acordo com a nota, também está sendo avaliado se o programa de milhagem Smiles estaria incluído ou não na negociação com a VarigLog e se a nova empresa assumirá os compromissos já existentes.

Também reunido com o juiz e o advogado da VarigLog, o promotor Gustavo Luinz disse que vai avaliar a proposta, mas que não considerou o documento satisfatório. "Não está claro o que ficará para os credores, mas eles devem decidir isso em assembléia", afirmou Luinz, indicando que a decisão sobre aceitação da proposta deverá ficar a cargo dos credores da Varig.

 

A Nestlé Brasil terá de indenizar em R$ 5 mil uma consumidora que passou mal após comer parte de uma barra de cereais contaminada. A condenação por danos morais foi confirmada nesta quarta-feira, medicine dia 28, order pela 5ª Turma Cível, viagra approved em julgamento unânime. Os desembargadores mantiveram a sentença do juiz Wagner Pessoa Vieira, que julgou o pedido de indenização na 14ª Vara Cível de Brasília.

A autora da ação afirma que após ter ingerido dois terços de uma barra de cereais sabor morango com iogurte da marca Nestlé, dentro do prazo de validade, constatou que se encontravam compactados no produto fragmentos de inseto e larva morta, causando-lhe náuseas e ânsias de vômito. A consumidora acabou hospitalizada com uma crise renal desencadeada pela influência psicológica e traumática da ingestão do alimento.

Laudo da Vigilância Sanitária do Distrito Federal concluiu, após análise microscópica do produto, que a amostra da barra de cereais estava imprópria para o consumo humano, por apresentar fungos e larvas mortas. A Nestlé alega não ter ficado comprovado que a contaminação ocorreu no seu processo de fabricação, pois a embalagem já estava aberta há dois dias quando o restante do produto foi para exame.

A Nestlé afirma que as medidas de segurança para evitar eventual contaminação garantem a qualidade do processo de fabricação. A empresa alega que a contaminação do produto adquirido pela autora do pedido de indenização ocorreu no local de armazenagem, portanto após a retirada do produto da sua fábrica. Para a Nestlé, o dano moral não foi comprovado, não tendo a empresa o dever de indenizar.

Segundo o juiz Wagner Pessoa Vieira, se a Nestlé desenvolve atividade econômica que pode trazer risco aos consumidores, a empresa tem o dever de ressarcir e reparar dano eventualmente causado. No caso julgado, a Nestlé tem o dever de indenizar, de acordo com o magistrado, independentemente do fato de a contaminação do produto ter ocorrido ou não durante a fabricação.

Um ataque aéreo de Israel na sexta-feira (horário local) disparou um míssil contra o gabinete do ministro do Interior palestino, look na sede do ministério, recipe em Gaza, disseram fontes de segurança.

O Exército israelense não fez nenhum comentário sobre o assunto, depois de lançar vários ataques aéreos contra o território nos últimos dias, como parte de uma grande ofensiva destinada a libertar um soldado seqüestrado por militantes.

Foi divulgado pelo Cespe na tarde de hoje o gabarito preliminar das provas do 2º vestibular de 2006 da UnB, link realizadas nos dias 24 e 25 de junho. Os candidatos que desejarem recorrer contra os gabaritos devem fazê-lo até as 18h de amanhã.

O resultado do vestibular deve ser divulgado no dia 17 de julho.

Confira aqui os gabaritos (arquivo pdf de 80 kb)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado