A seleção brasileira feminina de futebol derrotou o Equador por 10 x 0, no Estádio João Havelange, no Rio de janeiro, e assumiu a liderança da chave. Foi o triunfo mais elástico da história dos Jogos Pan-Americanos.
A goleada fez com que o Brasil assumisse a primeira colocação da chave, com nove pontos ganhos e saldo de 19 gols positivos. O Canadá aparece na segunda colocação com seis pontos, mas ainda nesta quarta encara a Jamaica no Miécimo da Silva. O Equador, por sua vez, se fundou ainda mais na lanterna do grupo, sem ter pontuado.
As grandes artilheiras da partida foram Marta e Cristiane, que balançaram as redes quatro vezes cada uma. Ainda deram sua contribuição para o elástico placar Pretinha e Daniela Alves, com um gol cada. Além disso, a goleira equatoriana Carla Wray, que cometeu sucessivas falhas. Na próxima rodada, a última da primeira fase, a seleção feminina encara a sua principal rival no grupo, o Canadá. Já o Equador tem pela frente o Uruguai, no duelo para decidir o último colocado do grupo.
O jogo
O massacre começou logo aos nove minutos de partida, quando Marta fez boa jogada pela direita e encontrou Cristiane na área, que desviou de cabeça e marcou o primeiro para o Brasil. Aos 18 minutos, a seleção feminina ampliou em jogada parecida. Mais uma vez, Marta cruzou da direita e Daniela Alves acertou um belo voleio. A goleira Wray, no entanto, deu a sua contribuição ao falhar pela primeira vez na partida.
A partir daí, o tome verde e amarelo encontrou o caminho do gol. Contando com uma defesa muito fraca, Marta correu pela esquerda, invadiu a área e rolou para Cristiane, que se antecipou à defesa e bateu de esquerda.
Três minutos depois, o quarto gol brasileiro saiu com nova jogada pela linha de fundo. Após cruzamento da esquerda, a goleira equatoriana saiu mal e Cristiane completou de cabeça, marcando seu terceiro no jogo.
Antes mesmo de terminar o primeiro tempo, aos 35 minutos, a equipe nacional aproveitou para marcar o seu quinto tento. Marta foi lançada em profundidade, duas zagueiras do Equador se atrapalharam com o quique da bola, que sobrou para Marta chutar de primeira, no contrapé de Wray
No segundo tempo, o Brasil não se acomodou e marcou o sexto gol logo aos dois minutos. Daniela tentou o cruzamento na área e pegou mal na bola. O chute, mesmo torto, surpreendeu Wray adiantada e entrou, em um belo gol de cobertura. Oito minutos depois, Marta marcou seu segundo na partida aproveitando nova falha da defesa em bola alçada na área, mandando de esquerda no ângulo da meta do Equador.
Aos 20 minutos, mais uma vez Wray falhou. Ela chegou a defender dois chutes seguidos, mas soltou a bola nos pés de Pretinha, que limpou a jogada e completou para as redes. Momentos depois, Pretinha fez linda jogada pela esquerda e rolou para Marta dentro da área, que empurrou para o gol.
O décimo gol saiu aos 45 minutos. Marta foi lançada em velocidade, invadiu a área e chutou cruzado, marcando seu quarto na partida.
![]() |
