Menu
Brasília

Fundação Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Redação Jornal de Brasília

31/12/2025 8h43

54946639294 944b051d71 k

Uma única doação pode gerar até quatro diferentes hemocomponentes | Foto: Divulgação/Hemocentro

Com dados consolidados até o dia 30, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) fechou 2025 com 57.690 doações de sangue, superando levemente o total de 2024, que foi de 57.643. Ao longo do ano, mais de mil grupos de doação foram formados, mobilizando voluntários e fortalecendo a cultura da solidariedade em todo o Distrito Federal.

Essas coletas possibilitaram 82.487 transfusões de sangue na rede pública de saúde do DF e em hospitais conveniados, já que uma única doação pode gerar até quatro diferentes hemocomponentes. Além disso, foram registrados 2.902 novos cadastros de doadores de medula óssea, ampliando as chances de transplante para pacientes. A unidade móvel de coleta de sangue promoveu 23 ações externas, aproximando a doação da população em diversas regiões administrativas.

Outras iniciativas reforçaram o acolhimento e a experiência dos doadores, como a oferta de wi-fi nas unidades, a capacitação das equipes para atendimento à população LGBTQIA+, a realização da corrida Tá no Sangue e a entrega da primeira medalha Mérito Hemocentro de Brasília para doadores frequentes e parceiros. A fundação também manteve a certificação ISO 9001:2015, assegurando a qualidade dos seus processos.

“Os resultados de 2025 refletem o compromisso coletivo com a vida, que envolve doadores, voluntários, parceiros institucionais e servidores públicos. Cada avanço apresentado representa mais segurança transfusional, mais acesso aos serviços e mais vidas salvas. A Fundação Hemocentro de Brasília segue cumprindo sua missão pública com responsabilidade, transparência e foco no cidadão”, reforça o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto.

Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias

Em 2025, o Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias da FHB prestou mais de 2.500 atendimentos, entre consultas e visitas domiciliares, a pacientes cadastrados. Inaugurado em 2012, o ambulatório é o centro de referência no Distrito Federal para o tratamento de doenças hemorrágicas, como hemofilia e doença de Von Willebrand, além de realizar coletas de sangue para pacientes com indicação de transplante e estudo familiar, com atendimento multiprofissional especializado.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado