Decepcionado. Assim que Bernardo Arndt se mostrou após a desclassificação ao lado de Bruno Oliveira na classe Hobie cat 16 dos Jogos Pan-americanos. O barco brasileiro acabou eliminado da competição no momento em que liderava a classificação geral. “Vou abandonar essa classe, não quero mais”, afirmou o velejador no início da tarde deste sábado, em entrevista realizada na Marina da Glória. “Inclusive, vou vender o meu barco”, completou.
Com oito regatas disputadas, Arndt e Oliveira lideravam a competição e estavam com a medalha de ouro praticamente garantida. No entanto, um protesto feito pelos concorrentes alegou que o barco da dupla estaria fora dos padrões dos Jogos.
De acordo com a reclamação, o problema seria em uma peça (adriça) que fica no topo do mastro que, no barco dos brasileiros, é de alumínio. Nas outras embarcações, o mesmo objeto é de carbono.
A desclassificação dos brasileiros foi confirmada na manhã deste sábado. A organização negou o recurso dos velejadores da casa. “Vai ser vergonhoso ver a premiação da classe”, acusou Arndt, que completou dizendo que a peça em questão não tem função nenhuma a não ser levantar a vela, ou seja, não ajudou em nada a embarcação brasileira.
![]() |
