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Brasília

Fórum do Ensino Fundamental celebra práticas inovadoras da educação pública no DF

Terceira edição do evento promove troca de experiências, homenagens a profissionais e debates sobre alfabetização e adolescência

Redação Jornal de Brasília

07/10/2025 15h42

Foto: Mary Leal/Ascom SEEDF

Foto: Mary Leal/Ascom SEEDF

O Fórum do Ensino Fundamental: da alfabetização às adolescências chega à sua terceira edição como um marco para a educação pública do Distrito Federal. Promovido pela Secretaria de Educação (SEEDF), o evento ocorre desde segunda-feira (6) e segue até quarta (8) no Auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Asa Norte.

Durante o encontro, professores, gestores e coordenadores apresentam relatos de práticas bem-sucedidas implementadas em 2024 e 2025 nas escolas e Coordenações Regionais de Ensino (CREs), ao mesmo tempo em que recebem homenagens por contribuir para uma educação mais inclusiva e transformadora.

“Este fórum é um momento de culminância, de compartilhamento de práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo de 2024 e 2025, e também de valorização dos profissionais que as criaram”, explica Ana Carolina Tavares, diretora de Ensino Fundamental da SEEDF.

Ela acrescenta que os relatos, tanto nas instituições que oferecem o ensino fundamental quanto nas CREs, mostram como a rede pública do DF está inovando para fortalecer as aprendizagens de crianças e adolescentes.

Programação

O evento começou na segunda-feira com um painel sobre estratégias de gestão para o ensino fundamental, destacando o impacto das avaliações do Contexto, Avaliação e Diagnóstico (Caed) no Programa Alfaletrando. Educadoras da CRE de Samambaia compartilharam reflexões sobre como diagnósticos iniciais guiam ações concretas nas salas de aula. Já o relato do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28 de Ceilândia destacou a organização do trabalho pedagógico a partir de avaliações diagnósticas.

Ana Carolina Tavares participou das atividades: “Esses encontros não são só debates; são sementes para o futuro”, afirmou.

Nesta terça-feira (7), a atenção se voltou à alfabetização em múltiplos letramentos. Pela manhã, painéis exploraram inovações como educação financeira, letramento científico e desenvolvimento do pensamento computacional. À tarde, gestores acompanharam o painel “Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: entre vozes, saberes e sustentabilidade”.

A programação segue nesta quarta-feira (8), dedicada aos anos finais do ensino fundamental e às adolescências. Ao longo dos três dias, mais de 20 relatos serão apresentados e homenageados, com os textos completos disponíveis no site da SEEDF para inspirar outras escolas.

Com informações da Secretaria de Educação

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