Menu
Brasília

Fórum discute saúde sexual de adolescentes privados de liberdade

Arquivo Geral

09/08/2011 14h23

Nesta quarta-feira (10) das de 8h às 18h acontece o I Fórum de Discussão Sobre a Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva de Adolescentes Privados de Liberdade do Distrito Federal. O evento, no auditório Tom Jobim do Parlamundi – LBV (SGAS, 915), terá a participação de gestores e servidores do sistema socioeducativo, Secretaria de Saúde e poder Judiciário, além de representantes da sociedade civil e das instituições de ensino superior. 

 

A programação do fórum, sob a coordenação do Grupo Gestor do Plano Operativo Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação e Internação Provisória do Distrito Federal (GGPOE – DF), prevê a realização de mesas redondas e grupos de trabalho com foco na saúde sexual e saúde reprodutiva desses adolescentes.

 


O fórum visa discutir os direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes em privação de liberdade e propor um documento com diretrizes de promoção, prevenção e assistência nas unidades socioeducativas de internação e internação provisória, baseado nas diretrizes do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), Ministério da Saúde e Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase).

 


De acordo com os técnicos da área, abordar o tema da sexualidade na adolescência é de fundamental importância, pois é nesse momento da vida que a sexualidade tem uma dimensão especial, ocorrendo profundas transformações biológicas, psicológicas e sociais. É nesse período, caracterizado pela maturação sexual e desenvolvimento da capacidade reprodutiva no ser humano, que surgem inúmeras dúvidas quanto às mudanças corporais e psicológicas, emocionais e quando ocorrem as primeiras experiências sexuais.

 


Por isso, tamanha é a importância de adolescentes buscarem conhecer o funcionamento do seu corpo e compreender seus sentimentos. Para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa, a realidade não é diferente, porém ainda mais complexa considerando que esses se encontram em situação de privação de liberdade.

 

Adolescentes são pessoas com direito ao acesso às ações e serviços de saúde, que sejam capazes de auxiliá-los a lidar com a sexualidade de forma positiva e responsável, além de incentivá-los a adotar comportamentos de prevenção e de cuidado pessoal. 

 

 

A realização do I Fórum irá produzir resultados para subsidiar decisões operacionais quanto à implementação de ações voltadas à qualificação da atenção à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos desses adolescentes.


    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado