Menu
Brasília

Força-tarefa de Combate à Dengue chega em dez regiões do DF

O secretário de Saúde, Franscisco Araújo, ressaltou que “o objetivo da força-tarefa de Combate à Dengue é mobilizar a população e órgãos públicos para as ações de enfrentamento da doença

Redação Jornal de Brasília

03/04/2020 21h04

Neste sábado (4), as regiões do Guará, Arniqueira, Vicente Pires, Varjão, Itapoã, Samambaia, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Núcleo Bandeirante e Candangolândia vão receber as equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Vigilância Ambiental para inspeção dos domicílios.

A novidade desta mobilização é a inspeção da faixa de domínio público nas rodovias de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), para localizar possíveis focos do Aedes aegypti, como entulhos, lixo e carcaças colocados à margem das estradas.

O secretário de Saúde, Franscisco Araújo, ressaltou que “o objetivo da força-tarefa de Combate à Dengue é mobilizar a população e órgãos públicos para as ações de enfrentamento da doença. Além de orientar a população sobre o combate correto ao mosquito transmissor da dengue”.

A mobilização contará com o trabalho de 250 bombeiros militares, 100 agentes da Vigilância Ambiental e 12 agentes de trânsito do DER-DF. Além de 13 viaturas do Corpo de Bombeiros, 20 viaturas da Vigilância Ambiental e seis viaturas do DER-DF. As ações ocorrerão de 8h às 14h.

Devido ao decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha em relação ao coronavírus, a concentração de agentes que normalmente acontecia no início da ação será realizada de forma célere em frente a algumas das administrações regionais. Em alguns casos, as ações já começarão diretamente em campo, com a visita nas residências.

De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, Edgar Rodrigues, os agentes têm usado máscaras e o acesso aos imóveis tem sido apenas nas áreas externas e não dentro das casas. “Essa vistoria é essencial, e estamos tomando todos os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus”, explica.

Trabalho contínuo

Em razão do decreto, houve a necessidade de contratação de agentes de saúde, por processo seletivo. A Vigilância Ambiental recebeu o reforço de mais 335 profissionais. Eles passaram por treinamento teórico e prático. Outros 265 agentes contratados iniciarão o treinamento e em breve estarão nas ruas.

As ações promovidas pela Sala Distrital de Combate à Dengue incluem a utilização de drones para verificação de terrenos com edificações fechadas ou abandonadas e, também, de helicópteros. Além da retirada de carros abandonados pelas ruas de todo o Distrito Federal. Além disso, o carro do fumacê passa nas regiões administrativas todos os dias, durante a madrugada (5h30 às 9h30) e no final do dia (17h30 às 21h30).

Rodovias inspecionadas:

Guará: DF-003/DF-051/DF-003
Arniqueira: DF-075/DF-079
Vicente Pires: DF-001/DF-087/DF-095
Varjão: DF-003/DF-005
Itapoã: DF-001/DF-330/DF 250
Samambaia: DF-001/DF-180
Riacho Fundo I: DF-075
Riacho Fundo II: DF-001/DF-065
Núcleo Bandeirante: DF-003/ DF-075
Candangolândia: DF-003/DF-025/DF-047/DF-051

Com informações da DER-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado