Menu
Brasília

Força-tarefa contra Aedes aegypti chega a Asa Norte, Lago Norte e Sul

Arquivo Geral

10/01/2016 18h28

O combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunia ganhará mais força na Asa Norte, Lago Norte e Lago Sul. A partir desta segunda (11), as três regiões receberão a força-tarefa composta por agentes da Vigilância Ambiental, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Defesa Civil, Agência de Fiscalização (AGEFIS), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), administrações regionais, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Casa Civil.

A ação no Lago Sul será realizada por 100 bombeiros e agentes da Defesa Civil. A Administração Regional solicita aos moradores da Região Administrativa que orientem os funcionários das residências para abrirem os portões aos agentes, a fim de que possam verificar a existência de focos do mosquito Aedes aegypti no lote. 

As equipes atuarão com inspeções dos imóveis para identificar possíveis focos do mosquito, eliminá-los e coletá-los para amostra. A população também será orientada quanto ao recolhimento de lixo e entulho nas vias públicas e com o manejo de materiais inservíveis das residências.

Combate

Desde dezembro passado, o Distrito Federal atua com a força-tarefa para fortalecer o enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As equipes já passaram por Sobradinho II, Planaltina e Vila São José, em Brazlândia. Foram visitados mais de 18 mil imóveis, recolhidos cerca de 16 mil toneladas de lixo e entulho e realizadas, pela AGEFIS, 242 notificações e 9 autuações. Em 245 imóveis foram identificados a presença de focos do mosquito.

“A intensificação das ações de combate ao mosquito, com a participação de instituições do GDF e das Forças Armadas, é uma determinação do governador e do secretário de Saúde. Com este apoio conseguiremos aumentar mais ainda o número de imóveis visitados e assim combater ativamente os possíveis criadouros do mosquito”, informou o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção de Endemias, Ailton Domício.

Dados

Em 2015 o DF registrou 9.689 casos, com redução de 16,80% em relação a 2014. Das 31 Regiões Administrativas, 21 apresentaram queda no número de casos, com destaque para as cidades da Fercal, Candangolândia e Núcleo Bandeirante que tiveram uma redução de, respectivamente, 84,1%, 73% e 60,2%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado