A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Militar (PMDF) prenderam, na manhã desta quarta-feira (26/3), Danúbio de Jesus Gomes, conhecido como Uba, um dos principais traficantes de Brazlândia e integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Foragido há dois anos, Danúbio estava sendo monitorado pelos investigadores, que identificaram sua estratégia de sair apenas em horários específicos para evitar a prisão. O imóvel onde ele se escondia foi construído pelo pai e servia de refúgio para o criminoso.
Danúbio é alvo de diversas investigações desde 2019 e conseguiu escapar das autoridades em diferentes operações. Além do tráfico de drogas, ele é apontado como um dos responsáveis por batismos de novos integrantes do PCC na região, fortalecendo a atuação da facção no Distrito Federal.
Com uma ficha criminal extensa, Uba responde por lavagem de dinheiro, ameaça, falsa identidade, coação de testemunhas, porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica. Ele também é acusado de ordenar execuções e instaurar um regime de terror em Brazlândia, impondo toque de recolher e expulsando comerciantes da área.