Menu
Brasília

Filmes brasileiros para fechar 2013 e abrir 2014 no Cine Brasília

Arquivo Geral

18/12/2013 11h38

Dois títulos da recente safra cinematográfica brasileira nordestina fecham a programação do ano de 2013  e abrem 2014 do recém-restaurado Cine Brasília (EQS 106/107): que passou.

A produção assinada por Frederico Machado entra em cartaz  no dia de 20 de dezembro e faz temporada nas sessões das 19h e das 21h até o dia 26 de dezembro. A partir do dia 27 de dezembro o longa-metragem passa a ser exibido somente às 19h, deixando a sessão das 21h para a estreia de A Coleção Invisível, de Bernar Attal, que será apresentado até 09 de janeiro de 2014.

O Exercício do Caos, narra em tons de suspense existencialista a história de um pai soturno e autoritário que vive com as três filhas adolescentes em uma fazenda de mandioca no interior do Maranhão. A família compartilha a ausência da mãe e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto persegue a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas. Enquanto o eixo familiar desmorona pouco a pouco, os personagens, fragilizados, situam-se no limiar entre a razão e a loucura, entre o caos e a fé.

Este filme, distribuído pela Lume Filmes,  participou do Festival do Rio, da Mostra de Cinema de São Paulo e do Festival do Curitiba, alem de ter sido exibido em vários festivais internacionais nos quais recebeu vários prêmios e  boas criticas.

 O Cineasta

Filho dos poetas Nauro Machado e Arleth Nogueira da Cruz, Frederico Machado, herdou dos pais o gosto pelo cinema.  Nascido em 1972, aos nove anos já era “viciado em cinema”, como costuma dizer. Natural de São Luis, Maranhão, passou a adolescência no Rio de Janeiro. Diretor, produtor, fotógrafo, distribuidor, e exibidor, é o empresário à frente da distribuidora mais respeitada de cinema autoral no Brasil, a  Lume Filmes, criada em 2006 e é o diretor e idealizador do Festival Internacional Lume de Cinema, do Maranhão.  Escreveu e dirigiu o média-metragem Litania da velha (1997) e os curtas Infernos (2006) e Vela ao crucificado (2009).  O Exercício do Caos é seu primeiro longa-metragem.

Inspirado em um conto homônimo de Stefan Zweig, A Coleção Invisível traz Walmor Chagas (1930-2013) em sua última participação no cinema. Conta a saga de Beto, um jovem sem rumo, atravessa uma crise pessoal e financeira que o leva a viajar pela região cacaueira. A partir do encontro com um velho colecionador de arte, mudará definitivamente sua visão de mundo. Entre o jovem Beto e Samir, um intervalo de tempo se interpõe e se completa, Beto irá descobrir um segredo guardado no tempo e Samir o fará reencontrar-se com sua própria história familiar.

A Coleção Invisível  venceu o Festival de Gramado, como melhor filme do júri popular, além de dois prêmios de ator coadjuvante: para Walmor Chagas e Clarice Abujamra,  assim como melhor filme do Festival de Filmes Independentes de Lisboa e recentemente venceu o Festival de Bogotá, na Colômbia. Sua Distribuição é pela Pandora Filmes.

O diretor Bernard Attal é francês, mas vive no Brasil desde 2005, quando fixou residência na Bahia. A COLEÇÃO INVISÍVEL é o seu primeiro longa-metragem de ficção. Dirigiu três curtas-metragens e o documentário OS MAGNÍFICOS (2009), que trata justamente da decadência da produção do cacau na região de Itajuípe, que serve de cenário para a ficção.

Serviço:

Data: de 20 a 26.12.2013.

Sessões: 19h e 21h

Filme: O Exercício do Caos, Brasil, 2012, drama, 72min, classificação 18 anos, direção Frederico Machado, com:  Auro Juriciê, Di Ramalho, Elza Gonçalves, Isabella Dousa, Thainá Sousa, Thalita Sousa.

 

Data: de 27.12.2013 a 09.01.2014

Sessão: 19h

Filme: O Exercício do Caos, Brasil, 2012, drama, 72min, classificação 18 anos, direção Frederico Machado. 

Sessão 21h

Filme: A Coleção Invisível, Brasil, 2012, drama, 89 min, classificação 14 anos, direção Bernard Attal, com: Walmor Chagas, Vladimir Brichta, Clarisse Abujamra.

Ingressos: R$ 12,00 (inteira)  R$ 6,00 (meia entrada para estudantes, professores e maiores 60 anos).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado