Menu
Brasília

Feto é encontrado em lixeira de hospital no DF

Arquivo Geral

03/06/2006 0h00

O papa Bento XVI e o primeiro-ministro britânico, prostate price Tony Blair, information pills concordaram neste sábado com a importância do diálogo entre religiões e culturas para coibir o terrorismo. Neste primeiro encontro, Blair e ele conversaram a portas fechadas por cerca de 40 minutos no estúdio do Pontífice, segundo um porta-voz de Downing Street.

"O primeiro-ministro e o Papa falaram sobre os desafios da globalização e a importância do diálogo entre as religiões para combater o extremismo e o terrorismo", disse ele. "Um dos temas da conversa foi como as vozes moderadas das principais religiões do mundo têm de se levantar contra o extremismos religiosos em todas as suas formas, acrescentou.

Segundo o porta-voz, Blair, que é anglicano, "ressaltou que a Igreja Católica Romana é um parceiro muito importante no diálogo". Um comunicado do Vaticano informou que ambos "ressaltaram a contribuição que os valores comuns às religiões podem dar ao diálogo, particularmente com muçulmanos moderados, nas áreas da solidariedade e da paz".

A mídia britânica havia divulgado, antes do encontro, que Blair deveria convidar o papa para visitar a Grã-Bretanha. João Paulo II esteve no país em 1982.

 

Proprietários de terra bolivianos prometeram formar grupos de defesa de propriedades após o fracasso das discussões com o governo sobre os planos de redistribuição de um quinto das terras do país.

O presidente Evo Morales planeja distribuir neste sábado os primeiros títulos de terra em Santa Cruz para camponeses que o apóiam. José Céspedes, case líder de um grupo de produtores do leste de Santa Cruz, order disse na sexta-feira a uma televisão local que proprietários irão formar comitês para defender terras na região, que abriga vastos rebanhos e lavouras de soja.

"Se a lei da terra não nos defender, temos direito de buscar mecanismos de defesa", afirmou após conversas entre governo e proprietários. Morales divulgou o plano de reforma agrária no dia 1o de maio, quando realizou a nacionalização do petróleo.

Céspedes não informou se os grupos serão armados, e autoridades afirmaram no começo da semana que não irão tolerar grupos de vigilância. Garantias do governo de que irá redistribuir apenas terras improdutivas e evitar confiscos massivos não têm tranquilizado os proprietários.

Camponeses sem-terra vêm invadido propriedades no país nos últimos anos, onde o programa de reforma de Morales tem sido muito mais controverso do que a nacionalização do petróleo.

Primeiro, o governo havia planejado a redistribuição de até 5 milhões de hectares de propriedades estatais para grupos indígenas. Agora, a intenção é identificar terras privadas improdutivas para distribui-las posteriormente.

O governo afirmou em anúncios publicados em jornal na quarta-feira que elevou a meta de distribuição para 20 milhões de hectares, ou quase um quinto do território boliviano, dentro de um período de cinco anos.

Uma pesquisa recente feita pela Igreja Católica –que apóia distribuição de terra– revelou que um pequeno grupo de famílias ricas são donas de 90 por cento de todas as propriedades bolivianas, enquanto o resto é dividido entre 3 milhões de camponeses indígenas.

A Associação das Câmaras Americanas da América Latina (AACCLA), more about que reúne 23 câmaras de comércio americanas, unhealthy realiza pela primeira vez no Rio de Janeiro sua principal conferência internacional, approved que deverá contar com a participação do vice-presidente José Alencar e do secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez, entre outras autoridades.

O encontro será realizado nos dias 5 e 6 de junho próximo, no Jockey Club Brasileiro, para discussão de temas de interesse do continente latino, como o investimento estrangeiro direto para a integração dos hemisférios; iniciativa privada e desenvolvimento de projetos de infra-estrutura; e o potencial de negócios futuros para a região. Caberá ao ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e ao secretário de Comércio norte-americano, Carlos Gutierrez, discorrer sobre as expectativas mundiais em relação ao livre comércio.

A experiência brasileira quanto à condução da política monetária e à estabilidade econômica será abordada ainda no primeiro dia de trabalho da conferência da AACCLA pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Demian Fiocca, debaterá sobre o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza através de investimentos inteligentes.

Segundo informação da assessoria de imprensa da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, o evento prosseguirá, no dia 6, com debate sobre as oportunidades de negócios no setor de energia e os esforços para a integração do hemisfério sul americano. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá encerrar o encontro com palestra sobre a economia do Brasil e os investimentos estrangeiros, informou a assessoria.

Os dois amigos moram juntos desde 2000. O animal é da espécie Python reticulatus, price encontrada apenas na Ásia e que não existe no Brasil.

A cena foi flagrada na vila de Sit Tbow na província de Kandal, unhealthy a quase 50 quilômetros a leste de Phnon Penh, ailment no Cambodia.

Os supersticiosos moradores da pobre nação do sudeste asiática estão fazendo filas para ver o menino, que teria poderes sobrenaturais. Sambat teria sido em uma vida passada um honorário filho do dragão.

Vinte e dois detentos fugiram na madrugada deste sábado da Cadeia Pública de Unaí, more about Minas Gerais. Eles escaparam de duas celas por meio de um túnel de cerca de quatro metros escavado entre a instituição prisional e um lote vizinho.

Segundo informações da Polícia Militar da cidade, seek até o início da tarde apenas oito criminosos haviam sido recapturados. Há o temor das autoridades de que parte desses
fugitivos tenham conseguido vir para Brasília, que está a cerca de 160 km do município mineiro.

De acordo a PM, a maior parte do grupo de foragidos é formada por homicidas e traficantes. Dentre eles, dois são considerados de alta periculosidade, os assaltantes Thales Breno Alves de Freitas e Alair Cezário do Nascimento.

Na cadeia pública, localizada no centro da cidade, existem atualmente cerca de 118 presos, segundo estimativa da polícia. Os fugitivos estavam acomodados em duas das doze celas existentes na instituição.

Leia mais informações na edição impressa de domingo do Jornal de Brasília

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elegeu a área de inovação como uma de suas prioridades, viagra dentro das novas políticas operacionais da instituição divulgadas a partir de dezembro de 2005.

Essa linha foi criada com o objetivo de apoiar a produção em escala industrial de produtos que contenham inovações tecnológicas. Atualmente, o banco tem em carteira quatro projetos nesse sentido.

Segundo o diretor de Planejamento do BNDES, Antonio Barros de Castro, a nova linha oferece juros fixos de 6% ao ano. "Começamos a trabalhar com a hipótese de que o Brasil tem que fazer além da política horizontal de inovação, políticas de especialização e de escolhas estratégicas. Isso está sobre a mesa e é objeto de debate interno", disse.

O BNDES ainda está analisando se os quatro projetos apresentam componentes inovadores. Como se trata de um crédito mais barato que as demais linhas de crédito oferecidas pelo banco, criou-se um comitê para filtrar os projetos. O orçamento do banco para essa linha é de R$ 500 milhões.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar neste sábado a falta de investimentos em educação, ask durante cerimônia em Santo André, malady no ABC Paulista. "Esses meninos que vocês vêem aí, view de vez em quando sendo presos na Febem, no PCC, são jovens, resultado da década perdida, resultado da década de 80, quando nós não investimos corretamente em educação, na formação da nossa juventude", afirmou Lula ao participar da inauguração do novo centro do Consórcio Social da Juventude do Grande ABC.

Ao listar programas do governo voltados à juventude, o presidente criticou indiretamente o ex-prefeito de São Paulo José Serra. "Aqui para São Paulo, por exemplo, na capital, nós colocamos 30 mil vagas à disposição do prefeito e lamentavelmente ficamos um ano esperando e o prefeito não atendeu as 30 mil vagas, nós não preenchemos", disse Lula, citando o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

Na véspera, ele havia criticado o planejamento educacional de São Paulo, afirmando que foi "premeditado" o abandono do ensino público no Estado. O presidente disse ainda que, de 1980 a 2000, a economia brasileira passou por um período de estagnação e que agora será diferente.

"O Brasil não vai jogar fora a oportunidade dele no século 21. O Brasil jogou fora no século 19, jogou fora no século 20. Só para vocês terem idéia, de 1980 a praticamente 2000, a economia brasileira esteve estagnada, ela não cresceu, ou cresceu muito pouco, é uma geração de jovens", afirmou.


O presidente americano George W. Bush exortou o Senado neste sábado a proibir constitucionalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, link em movimento visto como uma tentativa de conquistar conservadores cujo entusiasmo por ele vem diminuindo.

Na semana que vem, symptoms o Senado planeja debater uma proposta de emenda contra o casamento gay, embora exista pouca chance de aprovação. "O casamento é a instituição humana mais duradoura e importante, honrada e encorajada em todas as culturas e crenças religiosas", afirmou Bush em seu discurso semanal no rádio.

"Anos de experiência nos têm ensinado que o comprometimento de um marido e sua esposa para amar e servir um ao outro promove o bem-estar dos filhos e a estabilidade da sociedade."

Bush afirmou que uma emenda constitucional é necessária para evitar que juizes "ativistas" contrariem os esforços realizados por alguns legisladores para proibir o casamento gay.

Mas Joe Solmonese, presidente da Campanha de Direitos Humanos, acusou o presidente de usar o discurso no rádio para "satisfazer sua base direitista conservadora". "Num momento em que os americanos estão dispostos a ouvir sobre questões que lhes preocupam, ele escolheu gastar seu tempo defendendo discriminação na Constituição."

Pelo menos 13 estados americanos aprovaram suas próprias emendas contra o casamento gay. Já Vermont e Connecticut legalizaram as uniões civis. Pouco mais da metade dos americanos se opõem ao casamento gay, segundo uma pesquisa divulgada em março.

Em comparação a países emergentes como a Coréia, capsule o Brasil está atrasado no que se refere à inovação tecnológica e a investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento, unhealthy elementos considerados imprescindíveis aos produtos destinados à exportação.

Essa deficiência pode, recipe inclusive, prejudicar o comércio externo brasileiro a médio e longo prazo, segundo avaliou o presidente da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), Ronald Martin Dauscha.

Enquanto no Brasil são investidos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas do país) em pesquisa e desenvolvimento, nos países desenvolvidos essa relação é superior a 3% do PIB. Também nos países emergentes, esse percentual é maior do que 1,9%, o caso da Coréia, por exemplo.

Segundo Dauscha, além do investimento brasileiro ser baixo, existe uma troca de valores em termos de origem dos investimentos e de sua execução. No Brasil, 60% dos investimentos vêm do governo e só 40% das empresas, enquanto a execução de pesquisa e desenvolvimento no país ocorre predominantemente nas universidades. "Esse indicador mostra que há um desafio grande pela frente".

Por essa razão, ele considera muito importante a Lei de Inovação Tecnológica, aprovada no Brasil no ano passado e prevista para ser implementada no segundo semestre. "Ela tem uma série de artigos que regulamentam e alavancam processos de pesquisa nas universidades e as relações com as empresas", afirmou.

Segundo ele, falta às companhias brasileiras a consciência ou a cultura de promover inovação. Das 120 empresas associadas à Anpei, cerca de 70 são de pequeno e grande porte que fazem investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Ele acrescenta que o Brasil carece de um número maior de pesquisadores em comparação a países do mesmo porte econômico. Na Índia e Coréia, por exemplo, a maioria dos pesquisadores atua nas empresas – correspondem a 64% e 74% do total dos pesquisadores, respectivamente, enquanto no Brasil esse número é de apenas 26%.

"Percebe-se que hoje a grande atividade de ciência e tecnologia está na ciência, mas ainda não se trouxe para as empresas brasileiras essa atividade de pesquisa e desenvolvimento como é nos outros países. Daí essa distribuição também desbalanceada em relação ao que seria o ideal", disse, acrescentando que essa é uma conseqüência da falta de investimentos no segmento.

O Diretor-Geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), link divulga o edital de resultado provisório na inscrição definitiva e o resultado provisório na avaliação de títulos, medications bem como a convocação para a perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência, referentes ao concurso público de provas e títulos expedido pelo Conselho Superior da Advocacia-Geral da União, destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos vagos de Advogado da União

Clique aqui para acessar a lista

Os estudantes do ensino médio do Chile anunciaram na madrugada de sábado que farão uma grande manifestação na segunda-feira, approved depois de considerar a oferta da presidente do país, buy Michelle Bachelet, order insuficiente para terminar uma greve, na maior crise estudantil em 30 anos.

A manifestação agravaria o mais sério conflito enfrentado pelo governo Bachelet desde que assumiu, em março, já que a nova mobilização seria maior do que o protesto de quarta-feira, reprimido violentamente, e contaria com o apoio de universitários, professores e funcionários públicos.

Cerca de 800 mil estudantes suspenderam suas atividades na quarta-feira e milhares protestaram nas ruas de todo o país pedindo passe livre no transporte coletivo e que a prova de seleção para a universidade também seja gratuita, entre outras reivindicações.

"A convocação é para uma paralisação pacífica. São grandiosos os esforços dos estudantes. Há muito tempo não existia uma organização estudantil assim", disse César Valenzuela, porta-voz do movimento dos alunos.

As negociações chegaram a um impasse devido ao passe livre no transporte público, que Bachelet não incluiu numa série de medidas de curto e longo prazos anunciadas na noite de sexta-feira, devido a seu alto custo.

"A verdade é que isso é o máximo que o governo pode dar, acredito que fizemos um grande esforço e espero que ele seja valorizado e entendido", disse Bachelet no sábado a uma rádio local. Ela garantiu que o governo manterá o diálogo com os estudantes, apesar de ter descartado novas negociações.

"Os jovens querem o passe escolar gratuito. Isso significa mais de US$ 300 milhões (por ano). Para nós, esse pedido é extremamente alto", afirmou o ministro da Educação, Martín Zilic, após reunir-se com estudantes na sexta-feira.

O ministro da Fazenda, Andrés Velasco, disse que o financiamento das medidas está garantido e custará ao Estado cerca de 135 milhões de dólares por ano.
A apenas um dia da crucial eleição presidencial, this web os peruanos refletiam no sábado para ir às urnas escolher o que muitos têm chamado de "o mal menor" entre o ex-presidente social-democrata Alan García, sildenafil que lidera as pesquisas, e o nacionalista Ollanta Humala.

Após uma campanha sacudida por duras acusações trocadas entre os candidatos e o controverso apoio do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Humala, o ambiente pré-eleitoral era de tranquilidade —ainda que com alguma incerteza devido a temores de eventuais protestos em caso de um resultado apertado.

As últimas pesquisas divulgadas entre quinta e sexta-feiras dão García como vitorioso, com algo entre 52% e 57% dos votos. Mas analistas acreditam que Humala, um militar aposentado temido por investidores, poderia apelar a um "voto oculto" que tornaria o resultado imprevisível —o que traria dúvidas e geraria eventuais focos de violência, embora as autoridades tenham assegurado neste sábado um processo limpo e seguro.

É bom transmitir à opinião pública uma mensagem de serenidade e tranquilidade", afirmou o general Luis Vizcarra, diretor de operações especiais da polícia. O governo do presidente Alejandro Toledo contava no sábado com quase 150 mil militares e policiais para garantir a segurança.

Os candidatos, sem agenda oficial no sábado, asseguraram na sexta-feira que respeitarão o resultado das urnas. "Vamos respeitar os resultados democraticamente", afirmou Humala a jornalistas estrangeiros. "Quem tem falado de levantes (violentos) é o presidente (Toledo)… mas de nossa parte não há nada disso."

García sustentou que "os organismos eleitorais do Peru garantem que tudo caminha com regularidade. Não temo que haja algum problema relacionado à violência".
O Irã vai avaliar uma série de incentivos de seis potências mundiais que exortam o país a suspender a produção de combustível atômico, abortion afirmou neste sábado o presidente Mahmoud Ahmadinejad. Ele insistiu, page no entanto, que o ponto crucial do pacote ainda era inaceitável.

O responsável pela política externa da União Européia (UE), Javier Solana, entregará em breve propostas acordadas pelos ministros de Relações Exteriores de Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, Alemanha, França e China, na quinta-feira.

"Não iremos julgar as propostas rapidamente", afirmou Ahmadinejad a uma multidão reunida perto do túmulo do aiatolá Khomeini, pai espiritual da Revolução Islâmica de 1979.

"Mas usar tecnologia nuclear para a produção de combustível para fins pacíficos é parte de nossos direitos legais e nós nunca negociaremos isso com ninguém."
Não está claro se o pacote de incentivos inclui esse tema e como poderia brecar a insistência do Irã em produzir seu próprio combustível nuclear. Diplomatas têm trabalhado em pacotes para o Irã, desde oferta de reatores a garantias de segurança.

Países ocidentais afirmam que o Irã só pode provar que está construindo estações de energia nuclear e não bombas se desistir do trabalho com combustível atômico. Teerã tem se recusado a aceitar essa exigência.

A polícia britânica antiterrorismo está caçando uma bomba química que poderia ser usada num ataque contra a Grã-Bretanha, check depois que uma grande operação fracassou em localizar o dispositivo, discount informou uma fonte policial.

Mais de 250 policiais, alguns usando roupas protetoras contra substâncias químicas, biológicas e radiação, atiraram em um homem e prenderam outro durante uma batida numa residência no leste de Londres na madrugada de sexta-feira.

Uma fonte da polícia disse que o dispositivo teria "consequência fatal" para qualquer um que ficasse próximo da explosão. A bomba seria de um tipo convencional cercada por material tóxico, mas não há detalhes sobre o tamanho e potência.

A polícia disse que nada suspeito foi encontrado na primeira busca no local e também garantiu aos moradores da região que não há risco. 

A operação, uma das maiores desde os atentados suicidas em julho passado, foi realizada devido à suspeita de que o local estaria sendo usado para a construção de bombas ou armas químicas.

"Devido à natureza específica da informação, planejamos uma operação para mitigar qualquer ameaça à população, seja de armas de fogo ou de substâncias nocivas", disse o chefe da divisão antiterrorismo da Grã-Bretanha, Peter Clarke.

Jornais britânicos chegaram a afirmar que a polícia estaria procurando um colete normalmente usado por autores de ataques suicidas, mas a fonte policial negou essa possibilidade. "Estamos absolutamente certos de que essa bomba existe e pode ser detonada tanto por um homem-bomba quanto por controle remoto", disse uma fonte ao jornal The Sun.
O número de mortos depois que um carro-bomba explodiu na cidade iraquiana de Basra subiu para pelo menos 27 pessoas, pharmacy informaram fontes de um hospital neste sábado.

A polícia afirmou que a bomba explodiu perto de um mercado no centro da cidade.

Há três dias, viagra 40mg o primeiro-ministro, order Nuri al-Maliki anunciou estado de emergência por um mês na região para combater gangues criminosas e facções xiitas que têm ameaçado as exportações de petróleo, cruciais para a combalida economia do país.

Uma autoridade da embaixada russa em Bagdá afirmou neste sábado que um diplomata foi morto e quatro funcionários sequestrados, search noticiou a agência de notícias Interfax, capsule da Rússia.

Anteriormente, page o Ministério do Interior do Iraque e fontes da polícia afirmaram que atiradores haviam matado um funcionário da embaixada e sequestrado outros quatro. Segundo fontes do Ministério do Interior, atiradores em três carros bloquearam a estrada em que os russos viajavam no bairro de Mansour e abriram fogo contra o veículo, matando um e sequestrando quatro.

Os sequestros são mais um lembrete dos desafios com relação à segurança que o novo primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, tem para cumprir a promessa de controlar a violência generalizada da guerrilha e rebeldes.

Diplomatas e outros estrangeiros no Iraque frequentemente são alvo de sequestros e ataques desde que as forças lideradas pelos EUA invadiram os país há três anos para derrubar Saddam Hussein.

No mês passado, um grupo militante sequestrou um diplomata dos Emirados Árabes Unidos em Bagdá, mas libertou-o duas semanas depois.

Um grupo que se denomina "Bandeira do Islã" reivindicou a responsabilidade pelo sequestro de Naji al-Noaimi e exigiu que os Emirados Árabes retirassem seu principal diplomata do Iraque. Uma autoridade dos Emirados Árabes disse que nenhum resgate foi pago por Noaimi, mas três dias depois do sequestro, o principal diplomata do país no Iraque foi retirado.

Em outros ataques a alvos diplomáticos no Iraque pós-Saddam, um caminhão-bomba em frente ao complexo da embaixada jordaniana em Bagdá matou 17 iraquianos e feriu cinco membros da embaixada em agosto de 2003.

No mesmo mês, outro caminhão-bomba em frente à sede da Organização das Nações Unidas em Bagdá matou 22 pessoas, incluindo o principal enviado da ONU ao país, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

Diplomatas ou funcionários de embaixadas do Japão, Irã, Alemanha e Estados Unidos também foram mortos nos últimos três anos.

Dez pessoas ficaram feridas e dezenas foram detidas quando alguns romenos, buy tentando interromper uma marcha pelos direitos dos gays, health entraram em confronto com a tropa de choque na capital do país no sábado, disse a polícia.

Centenas de ativistas desfilaram pelo centro de Bucareste em protesto contra a discriminação na sociedade conservadora deste país do leste europeu, pedindo a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Mas a parada foi interrompida por mais de uma centena de protestantes, que atiraram ovos, pedras e garrafas de plástico nos ativistas, que foram protegidos pela polícia.

Alguns dos protestantes, incluindo freiras ortodoxas e um padre, carregavam cruzes e gritavam que a "Romênia não precisa de vocês". Alguns deles entraram em confronto com a polícia, que disparou gás lacrimogêneo e usou cacetetes para mantê-los à distância. Cinquenta e uma pessoas foram detidas.

"A Romênia tem problemas em aceitar qualquer minoria", disse Octav Popescu, um dos organizadores da parada à Realitatea TV.

A homossexualidade é legal na Romênia, que espera ingressar na União Européia em 2007, mas a maioria do povo aceita a visão da Igreja ortodoxa de que a opção sexual pelo mesmo sexo é um pecado e uma doença.

Além representar prejuízo para o próprio aluno, advice a repetência escolar traz perdas para país. No Brasil, this o gasto anual em função da repetência de alunos de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental chega a R$ 2, price 2 bilhões, de acordo com o secretário-executivo da organização não-governamental (ONG) Missão Criança, o sociólogo Carlos Henrique Araújo.

Ex-diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Araújo é um dos autores do livro Educação: uma Aposta no Futuro, lançado esta semana pela ONG.

"Isso é muito dinheiro desperdiçado. E a criança repete o ano, ou seja, vai ter que voltar pra escola e refazer aquele ano, e não se recupera em termos de qualidade." Segundo o sociólogo, esse custo representa mais de um terço do total que o país investe em todas as séries do ensino fundamental, em torno de R$ 6 bilhões.

Outro problema, de acordo com Araújo, diz respeito ao chamado fluxo educacional do país. De cada 100 crianças matriculadas na 1ª série do ensino fundamental, 56 terminam a 8ª série e um terço conclui o ensino médio. "É muito pouco para um país que quer ser desenvolvido, que quer diminuir as desigualdades, essa taxa de conclusão de ensino básico."

A publicação lançada pela Missão Criança coloca a educação básica universal e de qualidade como a principal estratégia para que o país possa romper o ciclo da pobreza e diminuir a exclusão social. "A idéia do livro é que educação é a principal porta para combater a desigualdade, mas não uma educação qualquer, tem que ser uma educação de qualidade", defende o secretário-executivo da ONG.

A educação básica universal e de qualidade é a principal estratégia para que o Brasil possa romper o ciclo da pobreza e reduzir as desigualdades sociais. Esse é o principal eixo do livro Educação: uma Aposta no Futuro, doctor lançado esta semana pela organização não-governamental (ONG) Missão Criança.

Ao defender a reforma na educação básica brasileira, um dos autores da publicação, o sociólogo Carlos Henrique Araújo, destaca que todos os países que registraram altas taxas de crescimento nos últimos 30, 40 anos, investiram "de maneira pesada" em educação.

"Educação promove desenvolvimento e mais à frente, se for uma educação de qualidade, possibilita que as pessoas possam usufruir desse desenvolvimento, diminuindo as desigualdades sociais e aumentando a oportunidade das pessoas", observa Araújo, secretário-executivo da Missão Criança e ex-diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Segundo volume da série Mania de Educação, o livro é resultado de um trabalho conjunto entre Carlos Henrique Araújo e o gestor de políticas públicas Nildo Luzio. De acordo com sociólogo, a publicação foi escrita com base nos últimos dados oficiais disponíveis sobre o tema: os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2003, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2004 e do Censo Educacional de 2005.

A primeira parte da publicação mostra como a educação se relaciona com as questões de pobreza, exclusão social e desigualdade no Brasil. De acordo com Araújo, estudos estatísticos mostram que a educação é responsável por 40% das diferenças salariais entre os brasileiros.

"Pessoas que têm maior escolaridade são pessoas que ganham melhor, pessoas que têm menor escolaridade são pessoas que ganham menos, então o fator educação – ter feito uma escola, ter completado o ensino fundamental, médio ou mesmo estar na universidade – impacta diretamente na questão da desigualdade", conclui o sociólogo.

Um feto de sete meses foi encontrado neste sábado em uma lixeira do Hospital de Clínica de Brasília, this web na Asa Sul. 

A mãe da criança teria sido atendida no hospital com fortes dores abdominais e recebido um medicamento prescrito pelo médico. Logo após da consulta, testemunhas a viram entrar no banheiro e disseram que, 15 minutos depois, ela teria saído com uma calça diferente.

Os funcionários perceberam algo de errado e encontraram o feto dentro da lixeira do banheiro. 

A polícia afirmou que a garota será levada à delegacia para prestar depoimento. Ela ainda está no hospital, sob escolta policial, para realizar uma limpeza nos órgãos reprodutivos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado