Menu
Brasília

Festa de Nossa Senhora Aparecida é neste sábado

A Arquidiocese de Brasília espera receber cerca de 50 mil fiéis ao longo do dia 12 de outubro, a partir das 9h

Amanda Karolyne

10/10/2024 18h56

5f5cbdb5 a38e 48fe 8a13 03fc190b8df3

Está chegando a 26ª edição da tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e de Brasília. O tradicional evento que conta com atividades culturais e religiosas, será sediado na Esplanada dos Ministérios, onde ocorre desde 1996. A Arquidiocese de Brasília espera receber cerca de 50 mil fiéis ao longo do dia 12 de outubro, a partir das 9h.

O Cardeal Dom Paulo César, contou ao Jornal de Brasília, sobre a importância da Aparecida e do feriado. Segundo ele, desde o encontro da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, pelos pescadores no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, em 1717, os fiéis encontraram em Nossa Senhora, uma presença materna nas diversas dificuldades. “A devoção foi crescendo, se espalhando pelo país de forma tão grande, que em 16 de julho de 1930 o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil”, contou.

b468af51 3e4e 4764 9870 592756aa1209

O Arcebispo explicou que o dia 12 de outubro se tornou uma data especial, para se recordar e celebrar o exemplo de Maria que intercede junto a Jesus pelo povo em suas necessidades. “Este dia, também, para o país, é de suma importância, pois recorda que o Brasil tem uma mãe que cuida, uma mãe que acolhe seus filhos e uma mãe que dá exemplo de amor a Deus, mas também, de tantas virtudes que podemos imitar dela para ser bons homens e mulheres”.

Para Dom Paulo, a Arquidiocese de Brasília tem esta festa de Nossa Senhora Aparecida como seu evento principal, considerando o fato de que ela é a padroeira do Brasil, de Brasília e da Arquidiocese. “Por isso, com 4 meses de antecedência as equipes já começam a se reunir para organizar a grande festa da Esplanada”, adicionou. Antes da grande festa, Dom Paulo destacou que durante nove dias todas as paróquias de Brasília rezam uma novena preparatória que termina na véspera do dia 12. “Muitas ações também são realizadas com as crianças no dia da festa, pela manhã, pois também se celebra o dia delas”. São grandes as expectativas para esta celebração, de acordo com Dom Paulo. “E grande é a resposta dos fiéis para este festejo, e sempre a expectativa de público é superada, mostrando que a fé do povo é viva e esperançosa”.

A programação da grande festa

edf5d2c9 f4b6 4b62 ac20 394f3808bfd5

De manhã, as famílias que comparecerem à celebração de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, vão poder conferir a Santa Missa dedicada às crianças, já que o dia 12 também é celebrado o dia delas. O ato litúrgico será presidido pelo Padre Rafael Santos, Pároco do Santuário Nossa Senhora da Saúde. Para comemorar o dia dos pequeninos, após a Celebração Eucarística, as crianças terão uma manhã repleta de atividades especiais, com barracas de alimentação, sorvete, brinquedos infláveis e sorteios de prêmios, organizados por grupos e pastorais das paróquias do Distrito Federal.

A programação da tarde conta com o Santo Rosário às 14h, que será conduzido pelo Frei Flávio Freitas e pela Irmã Adriana Barra. O momento de oração será encerrado com a Bênção do Santíssimo. Segundo a Arquidiocese de Brasília, durante a oração do Santo Rosário, os fiéis que desejarem receber o Sacramento da Reconciliação terão à disposição cerca de 50 sacerdotes, que ficarão nas tendas montadas atrás do palco.

O ápice do festejo será com a Santa Missa Solene em Honra a Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, celebrada em conjunto com todo o clero da Arquidiocese,a partir das 17h. Em seguida, acontecerá a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que vai percorrer o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral Metropolitana de Brasília, com bênçãos especiais para enfermos, governantes e famílias. É recomendado que os fiéis tragam velas de casa para que possam participar do momento da procissão luminosa.

A tradicional festa de Nossa Senhora Aparecida sempre conta com a participação de fiéis de várias regiões do Distrito Federal e de outras partes do Brasil. O evento também recebe embaixadores, autoridades militares e representantes dos três poderes. A festa vai ter uma cobertura ao vivo, através das mídias sociais oficiais da Arquidiocese de Brasília, pela Rádio Arquidiocesana Nova Aliança, além de transmissão pela TV e Rádio Canção Nova.

Para garantir a segurança e o conforto dos participantes, as autoridades de trânsito vão bloquear as três faixas no quadrilátero onde será celebrada a Santa Missa. A partir das 16h, todas as faixas serão bloqueadas. Para quem for de carro, os estacionamentos estarão disponíveis nos anexos dos Ministérios, com acesso preferencial pelos mesmos.

Transporte público no feriado

8c7b08ee 5609 40fe 8a3a 9d2a8a059874

Segundo o Governo do Distrito Federal, o feriado do dia 12 de outubro vai contar com operação especial para ônibus e metrô no DF. Os ônibus seguirão os horários de domingo, mas com reforço de viagens nas linhas com destino à região central de Brasília.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal informou que o metrô vai funcionar até às 22h. Das 7h às 19h, todas as estações funcionarão para embarque e desembarque. A partir das 19h às 22h, somente a Estação Central estará aberta para embarque e desembarque. As demais estações serão apenas para desembarque de passageiros.

Serviço:

Data: 12 de outubro de 2024

Local: Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF).

Programação:

9h: Missa para as crianças;

10h às 12h30: Festival de sorvete, barracas de alimentação e atividades

infantis;

14h: Rosário com Bênção do Santíssimo;

17h: Santa Missa Solene seguida da Procissão Luminosa;

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado