O Distrito Federal entra no feriadão com uma agenda cheia para quem pretende aproveitar os dias de descanso. Espetáculos, feiras, encontros culturais e atividades ao ar livre estão espalhados por diversas regiões administrativas e devem atrair moradores de todas as idades. Além disso, grande parte das iniciativas dialoga diretamente com a Consciência Negra, celebrada nesta quinta-feira (20), data que impulsiona ações de valorização da cultura afro-brasileira e de reflexão sobre o combate ao racismo.
O destaque é o festival Consciência Negra 2025, que ocorre de quinta a sábado (22) na Arena Lydia Garcia, no Museu Nacional da República, com entrada gratuita. Com o tema Raízes que conectam o futuro, o evento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa terá exposições, oficinas, feiras de artesanato e gastronomia e atividades infantis.
Sem falar nos shows: na quinta, sobem ao palco Ludmilla e Alexandre Pires; na sexta, é a vez de Uel, Timbalada e Mumuzinho; já no sábado, BenzaDeus, Carlinhos Brown e Psirico fecham a programação. Para os shows, é preciso retirar ingressos antecipados pela plataforma Sympla.
Na Asa Norte, o Espaço Multicultural Casa dos Quatro recebe o ritual cênico Respeite meus cabelos. O espetáculo terá sessões no sábado, às 19h, e no domingo (23), às 17h e às 20h. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos.
Já em Samambaia, o projeto Yabás Deusas Negras chega à segunda edição. Idealizado e conduzido por Mãe Francys de Oyá, o evento terá oficina de percussão na quinta e, no fim de semana, uma vasta programação — incluindo exposição, apresentações e oficinas —, que pode ser conferida nas redes sociais da iniciativa.
Música, teatro e esporte
Também em Samambaia, o público poderá conferir o festival Raízes de Brasília, na quinta e na sexta-feira, no estacionamento da Castelo Forte. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Turismo, terá shows gratuitos de Gian & Giovani, Belluco e Rick & Rangel.
Para quem quer teatro, o Sesc Paulo Autran, em Taguatinga, recebe na próxima segunda-feira (24) a peça Hilário, um monólogo poético, que reflete sobre saúde mental. As sessões gratuitas ocorrem às 15h e às 20h.
Para os que curtem esportes, uma boa opção é o Campeonato Brasiliense de Motocross, cuja 4ª etapa será no Guará de sexta a domingo, com entrada gratuita. Além das corridas, o público terá à disposição áreas verdes para piquenique, vila gastronômica e espaço kids. O torneio conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer
Vai de Graça e Lazer para Todos
Nos domingos e feriados, como esta quinta-feira, a população do DF conta ainda com entrada gratuita no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília.
Cabe lembrar também que, nesses dias, ônibus e metrô circulam sem cobrança de tarifa. O metrô, aliás, terá horário especial para atender o público que for ao festival Consciência Negra 2025, no Museu Nacional da República.