Pela primeira vez, a Região Administrativa da Fercal integra a programação oficial do Carnaval do Distrito Federal. O evento, denominado CarnaFercal, ocorrerá em 17 de fevereiro de 2026, no galpão da Feira Permanente da Fercal, como parte do DF Folia 2026.
Criada em 2012, a Fercal é a 31ª Região Administrativa do DF e foi reconhecida como a primeira ‘cidade operária’ do Distrito Federal, com identidade ligada à indústria do cimento, à mineração e à produção agrícola. Localizada próxima a Sobradinho, a região abrange 14 comunidades e tem se destacado nos últimos anos pelo potencial de ecoturismo, especialmente na Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa.
“Levar o Carnaval pela primeira vez à Fercal é um passo importante na democratização do acesso à cultura no Distrito Federal”, avaliou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes. “O DF Folia é uma política pública que reconhece a diversidade dos territórios e valoriza a cultura popular como ferramenta de pertencimento, convivência e desenvolvimento local.”
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa