Amanda Karolyne
redacao@jornaldebrasilia.com.br
Para quem sonha com uma moradia, hoje começa o Feirão da Caixa da Casa Própria em Brasília. A ação vai acontecer até domingo no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Com 6.900 imóveis, novos e usados a disposição de quem for visitar o evento, que começa às 10 horas às 20 horas. No domingo é das 10 horas às 18 horas da tarde. O Feirão também estará acontecendo em Curitiba e Fortaleza.
O superintendente regional da Caixa, Paulo Leonel Menezes, explica que o Feirão é um evento para reunir em um só local todos os envolvidos no financiamento e compra de imóveis.
Quem estiver disposto a comprar imóvel deve levar documentos como a carteira de identidade, CPF, documento de residência e comprovante de renda, para avaliação de capacidade de pagamento.
“O evento proporciona a procura de imóvel que atenda as necessidades do comprador”, destaca. Será possível adquirir imóveis a partir de R$ 100 mil. O superintendente conta que são casas e apartamentos localizados em áreas do Plano Piloto ao entorno do Distrito Federal. “O Feirão garante o momento para a pessoa encontrar tudo junto, desde a avaliação de crédito até a construtora”, comenta.
O vice-presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal, Eduardo Aroeira, argumenta que o Feirão dá condições especiais para adquirir imóvel. Como descontos e facilitação de pagamento.
“A empresa assume a taxa fatorial de escritura, mas tudo depende das construtoras”, explica. Ele adiciona que a ação proporciona a oportunidade de empreendimento e vários tipos de compradores presentes. O que garante um resultado positivo para o evento sempre.
O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Distrito Federal Hermes Alcântara, avalia que “o preço dos imóveis estão bons, o mercado no geral está movimentado”. Ele conta que as pessoas estão estudando onde investir o dinheiro, quanto vão gastar e esse evento é a oportunidade perfeita para que elas estudem o mercado. “E esse estudo de compras, ainda faz com que os preços venham a baixar”, frisa.
O casal de empresários Ebinho Oliveira, 29 anos, e Mylenne Alves, 24 anos, sonham com a casa própria para a vida de recém-casados. Eles estão fazendo um planejamento financeiro com a previsão de compra do imóvel para o fim do ano.
“Estamos procurando um lugar para morar desde fevereiro, estamos na casa do meu pai”, diz. O gerente de Ebinho chegou a indicar o Feirão da Caixa para o financiamento de um imóvel, mas eles estão estudando para uma compra em Novembro.
O gerente de unidades Ozeias Araújo, 39 anos, também está procurando por uma casa própria, mas o que dificulta tudo para ele é o processo muito burocrático. “Além de não possuímos tempo para realizar tantas exigências”, destaca. Ele comenta que não estava sabendo do Feirão, mas pretende visitar o evento pela facilidade de encontrar as construtoras.