Menu
Brasília

Feijoada Beneficente busca fundos para instalação de piso no Lar dos Velhinhos

O evento terá um buffet de feijoada, com opções de feijoada vegana. Já as bebidas não alcoólicas e sobremesas serão vendidas à parte

Redação Jornal de Brasília

19/09/2024 3h02

vila de sao jorge 09

Reprodução/Google Street View

O Lar dos Velhinhos Maria Madalena, localizado no Núcleo Bandeirante, promoverá neste próximo domingo (22), das 12h às 14h30, a 3ª edição da Feijoada Beneficente, que tem o objetivo de arrecadar dinheiro para a compra de 770 metros de piso de granitina para o espaço de múltiplas atividades do local.

O evento terá um buffet de feijoada, com opções de feijoada vegana. Já as bebidas não alcoólicas e sobremesas serão vendidas à parte. Também estará presente no local o grupo de pagode Vulgo Pagodin, para animar todos os presentes. O ingresso está sendo vendido a R$ 40 e pode ser adquirido pela plataforma Sympla ou presencialmente, na secretaria do Lar. Crianças de até 5 anos não pagam.

Em entrevista ao Jornal de Brasília, a coordenadora geral do Lar, Ana Paula, reforçou que o espaço é de grande importância para o dia a dia do local, já que é onde ocorre a maior parte das atividades com idosos e também com crianças da creche irmã Elvira. “No futuro, queremos alugar esse espaço para festas, para poder entrar mais um recurso para a instituição”, contou.

Segundo a coordenadora, além da instalação do piso, o lar ainda precisa de alguns ajustes para a melhoria da estrutura. “Ainda vai faltar muita coisa. Ainda vai faltar a parte elétrica, a parte de equipamentos e falta montar a nossa cozinha, que é uma cozinha semi-industrial. Queremos montar de forma que fique parecido com um buffet, detalhou Ana Paula, à reportagem.

Zuila Magalhães da Silva, de 79 anos, mora na casa há 5 anos. Ao JBr, ela fez questão de demonstrar seu carinho pelo local: “Aqui é muito bom, não tenho problemas. É um lugar que não tem defeitos. Eu queria que todos os velhinhos viessem para um lugar como esse, para que possam ter paz nessa fase da vida. Se eu falar muito, começo a chorar”. Ela gosta de cozinhar, tomar banho, conversar com os amigos e principalmente, jogar bingo.

A instituição, que apoia e acolhe diversas pessoas idosas desde 1980, conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) e funciona por meio de doações. Entre as atividades promovidas pelo centro, há bingo, pintura, atividades corporais, horta terapêutica, atividades cognitivas e interações sociais.

Atualmente, o Lar abriga 92 idosos e conta com o apoio de 196 colaboradores, entre cuidadores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de administrativo, limpeza, cozinha, entre outros. Além disso, os residentes do lar fazem acompanhamento com assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

A rotina de alimentação dos idosos se baseia em 6 refeições diárias: café da manhã, fruta, almoço, lanche, janta e por último a ceia. Entre as refeições, eles tomam banho e também recebem visitas. O encaminhamento dos idosos ao centro é realizado através dos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), presentes em 33 localidades diferentes do DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado