A situação não é nada animadora nas escolas públicas do Distrito Federal. Os pais e alunos reclamam do abandono dos equipamentos e da falta de professores. Por outro lado, os docentes reivindicam melhores condições de trabalho e denunciam o descaso do governo. Preocupada com esses problemas, a Federação do Comércio do Distrito Federal realizará no dia 27 de março, das 9h às 12h, na sede da entidade, uma mesa redonda sobre educação. O debate faz parte do projeto institucional Brasília 2015.
“O investimento em educação deve ser a meta-síntese de qualquer governo. Só uma educação de qualidade é capaz de dar dignidade ao povo. Se quisermos uma cidade melhor no futuro, devemos nos preocupar muito com a qualidade do ensino oferecido hoje”, opina o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. O projeto Brasília 2015 propõe uma discussão pluralista sobre a cidade, sem conotação partidária ou ideológica. Ao final do ciclo de palestras será produzida uma publicação com as soluções propostas.
Participarão desta edição do projeto, como debatedores, quatro professores renomados de Brasília: o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac), Luiz Otávio da Justa Neves; o diretor do Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Jordenes Ferreira da Silva; o presidente do Conselho de Educação do DF, Nilton Alves Ferreira; e o diretor acadêmico da Faculdade Iesplan, José Leopoldino das Graças Borges.
O projeto Brasília 2015 nasceu da preocupação com o futuro da cidade. “Todos nós, brasilienses por nascimento ou por adoção, nos preocupamos com Brasília. O futuro de uma metrópole como a nossa tem de ser pensado e planejado”, explica Adelmir. “Nossa intenção é promover com especialistas de diversas áreas a consolidação de idéias sobre a Brasília que queremos em 2015, quando a cidade completará 55 anos”, conclui.
Brasília 2015
Já participaram do programa como palestrantes o geógrafo e professor emérito da UnB, Aldo Paviani; o arquiteto Carlos Magalhães; o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya; o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado; o professor da Enap José Luiz Pagnussat; o professor de finanças públicas da UnB Roberto Piscitelli; o consultor de economia e administração Nilson Holanda; o secretário de Planejamento do Paraná, Cassio Taniguchi; a presidente do Metrô do DF, Ivelise Longhi e a ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão. Foram realizadas cinco edições do projeto até agora. Discutiu-se o desenvolvimento da população brasiliense, a economia do DF, a influência de Brasília na sua área geoeconômica, mobilidade urbana e economia criativa.