A exemplo da seleção feminina, o handebol masculino também estreou com vitória nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Diante do Chile, o Brasil conseguiu demonstrar porque é o favorito para conquistar a medalha de ouro e derrotou os rivais por 33 x 20 (15 x 10). A partida deste sábado foi realizada no Pavilhão 3B do Complexo do Riocentro.
Jogando com um bom público, a equipe nacional começou bem o confronto. O bom início rendeu ao Brasil ampla vantagem até o meio do primeiro tempo, chegando a abrir 8 x 3 com um belo gol de Borges.
Apesar da superioridade demonstrada dentro da quadra, a vantagem brasileira de cinco gols não durou muito. O Chile foi para cima e, com rápidos contra-ataques e jogadas pelas pontas, conseguiu encostar: 12 x 10, faltando poucos minutos para o término da primeira etapa. No entanto, nos últimos segundos, o goleiro Maik marcou um belo gol ainda no campo defensivo e o Brasil foi para o intervalo com 15 x 10 no marcador.
A seleção brasileira manteve o mesmo ritmo no segundo tempo. Com a equipe chilena abusando das faltas e diversas vezes com algum atleta suspenso por dois minutos, ficava ainda mais fácil para o time comandado pelo técnico Jordi Ribera ampliar a vantagem. As boas jogadas de ataque comandadas principalmente por Helinho foram suficientes para sacramentar a vitória com placar de 33 x 20.
Na próxima rodada do Rio-2007, o Brasil enfrenta o Canadá, que ainda neste sábado estréia diante da poderosa seleção de Cuba. Fechando os confrontos de hoje, a República Dominicana encara o Uruguai e a Argentina pega o México.
![]() |
