O Parque da Cidade foi o local escolhido para a ação de mobilização alusiva ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, and comemorado na segunda-feira (18), seek com lançamento nacional da campanha em Recife. O encontro ocorrido hoje (17), próximo a área dos pedalinhos, foi uma realização do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da
República e a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Com o apoio do GDF o evento levou muitas famílias ao Parque, logo pela manhã. Presente na conscientização, a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Eliana Pedrosa, chamou a atenção para a participação da população nas denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. “Precisamos do apoio da comunidade, para que denunciem crimes dessa natureza, visto que eles costumam ocorrer sempre de forma velada.
Muitas vezes as crianças são ameaçadas pelos agressores e coagidas a não comentar nada com os pais. A denúncia é a nossa melhor arma”, enfatizou a secretária.
Representando o governo federal, a secretária especial de Direitos Humanos Cícera Moraes defendeu a participação de todos na ação. “Essa mobilização é fundamental. Temos que evitar o silêncio e denunciar. Geralmente os abusos cometidos por pessoas próximas, como parentes, vizinhos e amigos da família, atingindo todas as classes sociais”, comentou Cícera. O que está de comum acordo a coordenadora geral do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência
Sexual contra Crianças e Adolescentes Neide Castanha. “Temos a campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que visa chamar a atenção da sociedade a fazer parte de uma rede de proteção a criança, mudando o foco da campanha, antes voltado apenas para o agressor”, complementa Neide.
Leia mais na edição impressa desta segunda-feira (18) do Jornal de Brasília