Menu
Brasília

Família perde tudo em incêndio e pede ajuda

Arquivo Geral

04/09/2017 7h00

Atualizada 03/09/2017 21h46

Foto: Myke Sena

Eric Zambon
eric.zambon@jornaldebrasilia.com.br

Um incêndio consumiu, no Guará I, o que uma família demorou décadas para juntar. Na noite da última sexta-feira, a autônoma Bárbara Camila Ribeiro do Nascimento Siqueira, 24 anos, foi uma das pessoas acordadas pela fumaça na casa da QI 11, conjunto X.

“Foi minha irmã quem gritou primeiro e só deu tempo de correr”, relembra a jovem, grávida de nove meses. Sua mãe, a dona do imóvel, está internada após ter passado por uma amputação, como consequência de um quadro de diabetes, e ainda não foi informada sobre o incêndio e sobre os objetos perdidos.

Pelo menos três cômodos da residência ficaram comprometidos pelas chamas e um cachorro de estimação da raça bull terrier morreu asfixiado, conforme o Corpo de Bombeiros do DF. Quatro viaturas da corporação combateram as chamas entre 21h30 e 23h. Móveis e eletrodomésticos foram todos destruídos, além de objetos pessoais.

A vizinha da família, dona Maria Celícia, está, desde o incidente, dando abrigo e ajudando a conseguir doações para ajudar na recuperação. “A gente já recebeu bastante roupa, bastante calçado. Mas as pessoas têm de continuar se doando”, comenta. “Quando os outros precisam eu sei que as pessoas colaboram. Existe esse espírito coletivo”, elogia. Ela também disponibiliza a conta bancária para aqueles interessados em contribuir (leia o Saiba Mais).

A comunidade guaraense já havia se mobilizado, em julho, para ajudar o dono de um quiosque na QE 30 do Guará II. No dia 27 daquele mês, um suposto vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) provocou uma explosão e devastou a lanchonete de Antônio Gonçalves Neto. O local era tido como um ponto de encontro dos moradores da região.

Por meio de filmagens de câmeras de segurança, a Polícia Civil passou a considerar a hipótese de ação criminosa, pois dois suspeitos foram vistos deixando o local tão logo as chamas se alastraram. O caso segue sem solução, assim como um incêndio em circunstâncias parecidas no setor Lucio Costa, semanas antes.

O Guará, assim como outras regiões do DF, tem construções com fiações ultrapassadas e infraestrutura antiga, o que favorece acidentes. Como agravante, há mais de 100 dias sem chover, o DF, com seu clima seco e de pouca umidade, tem registrado pequenos focos.

Saiba Mais

A vizinha da família vitimada, dona Maria Celícia Nogueira Mathias, pede doações em nome dos amigos na conta poupança da Caixa Econômica, agência 0643, operação 13, conta 00021621-4.

A família precisa de móveis e eletrodomésticos. Para mais informações, fale com Maria Calícia no 3382-2795.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado