Menu
Brasília

Família pede cumprimento da decisão que obriga o GDF a fazer cirurgia

Arquivo Geral

13/10/2012 11h38

Isa Stacciarini

isa.coelho@jornaldebrasilia.com.br

 

A luta da família do menino Lucas Bittencourt, de dez anos, continua. Desde julho, os parentes tentam que o Governo do Distrito Federal (GDF) cumpra a decisão judicial proferida pelo Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). A liminar obriga a Secretaria de Saúde (SES-DF) a implantar um marca-passo diafragmático no garoto, que sofre de insuficiência respiratória crônica e depende de ventilação mecânica contínua  desde seu nascimento. Sem êxito até o momento, os pais, amigos e parentes fizeram uma manifestação em frente à residência oficial do governador Agnelo Queiroz, com carro de som e apitos.

 

Após dois meses da decisão judicial, os pais do menino procuraram o governador para solucionar o cumprimento da ordem da Justiça. Segundo o pai de Lucas, Caio Bittencourt, 44 anos, na época, Agnelo estava em viagem a Cingapura, mas teria garantido uma solução para o caso quando retornasse a Brasília. 

 

“Falei com os dois assessores dele, inclusive um contato com o governador foi feito na minha frente e ele até brincou que se precisasse levar o Lucas até  Cuba, ele levaria para resolver o problema”, explica o analista de sistemas.

 

No entanto, o governador retornou de viagem e o pai do garoto afirma que nada foi providenciado pelo GDF. Caio ressalta que em vez de uma solução para o caso, no dia 8 a família recebeu uma ligação do gabinete do governador, com uma resposta desanimadora. “Foi me dito que iriam aguardar o julgamento definitivo da decisão, mas mesmo em caráter liminar foi uma obrigação imposta pela Justiça que deve ser cumprida”, ressalta.

 

Diante do descumprimento, a data da manifestação teve um motivo especial: o Dia da Criança. Desde que nasceu, Lucas não pode sair com frequência devido à respiração por aparelhos. Devido ao alto custo do marca-passo, que sai por cerca de R$ 400 mil, e do valor elevado do procedimento, os pais entraram com pedido administrativo na SES-DF em março. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado