Menu
Brasília

Falso policial civil é preso por extorsão e agiotagem em operação da PCDF

A ação foi conduzida pela 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina)

João Victor Rodrigues

16/06/2025 10h43

Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante um homem de 40 anos que se passava por policial civil para extorquir vítimas que contraíram empréstimos com ele. A ação foi conduzida pela 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina) e resultou na deflagração da Operação Fake Cop, na última sexta-feira (13/6), em Planaltina de Goiás (GO).

Segundo a corporação, o suspeito aplicava juros abusivos e usava o falso vínculo com a PCDF para intimidar os devedores. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, o homem se recusou a abrir a porta e os agentes precisaram arrombá-la.

No interior da residência, foram encontrados dois simulacros de arma de fogo, munições calibre .38, uma camisa preta com o brasão da Polícia Civil e a inscrição “16ª DP”, uma carteira com uma falsa identidade funcional, além de cadernos e pastas com anotações detalhadas de nomes, valores emprestados e juros cobrados.

As investigações apontam que o suspeito mantinha um esquema de agiotagem e usava o uniforme e armas falsas para ameaçar as vítimas. Em caso de inadimplência, ele enviava vídeos em que aparecia vestido como policial, portando armamento e fazendo ameaças. Uma das vítimas afirmou que, após atrasar o pagamento, passou a ser chantageada com vídeos intimidatórios e ameaças de divulgação de conversas íntimas.

A companheira do investigado confirmou que os uniformes eram utilizados por ele e que os celulares usados para envio das ameaças estavam registrados em seu nome. Ela também admitiu guardar os registros dos empréstimos.

O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de extorsão, agiotagem e posse irregular de munição.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado