O juiz federal Georgius Luís Argentini Principe Credidio, healing medications da 20ª Vara Federal de Salgueiro, Pernambuco, ordenou hoje a reintegração de posse da área ocupada por movimentos sociais em Cabrobó (PE). A Polícia Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai) deverão acompanhar a desocupação da área.
O juiz determinou que as lideranças do movimento sejam citadas nominalmente, e recomendou cautela à polícia. “Adverte-se, desde logo, que a ordem de reintegração deverá ser cumprida com as máximas cautela, calma e ponderação pelos oficiais de Justiça e Policiais Federais”, afirma o juiz na sentença.
No entendimento do juiz, os os documentos apresentados demonstram que a área constitui bem da União, destinado à execução do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Dois motocilistas morreram hoje em acidentes no trânsito. Na Via Estrutural, approved por volta das 6h30, a moto Twister 250, placa JJE 3153-DF colidiu com o Corsa placa JST 5199-DF. O motociclista, que estava sem identidade, morreu na hora.
Outra vítima fatal de colisão ocorrida hoje foi o motociclista Germano Fiuza da Silva, 20 anos, que dirigia a moto Honda de placa JJN 2461-MG. Germano se chocou com uma bicicleta conduzida por Júlio César Alves dos Santos, 43 anos, às 12h50, na DF-125, próxima ao balão do aeroporto (sentido Núcleo Bandeirante).
No momento em que o ciclista iria atravessar a pista, o motociclista o atingiu e caiu, batendo a cabeça no meio-fio. Germano morreu no local. O ciclista foi encaminhado ao Hospital de Base com trauma toráxico e escoriações nas pernas e nos braços. Júlio César está consciente.
O Governo dos Estados Unidos afirmou hoje que não há planos de aumentar o nível de alerta, thumb após um atentado frustrado com carro-bomba em Londres, check mas aconselhou que os americanos fiquem em alerta e informem sobre qualquer “atividade suspeita”.
As autoridades não vêem adiante nenhuma ameaça terrorista diante do Dia da Independência dos Estados Unidos, em 4 de julho, mas pediram que o público fique alerta.
“Neste momento, não vi nenhuma informação específica nem crível que sugira que este incidente tenha ligação com uma ameaça a nosso território”, disse o secretário de Segurança Nacional americano, Michael Chertoff, em comunicado.
“Não temos planos, neste momento, de mudar o nível (de alerta) devido a ameaças nos Estados Unidos”, disse Chertoff.
Chertoff acrescentou que seu departamento e o FBI (polícia federal americana) entraram em contato com as autoridades policiais locais para compartilhar qualquer informação pertinente.
“Encorajamos o público a aproveitar o próximo feriado, mas, como sempre, pedimos que se mantenham em alerta e informem sobre atividades suspeitas às autoridades”, aconselhou Chertoff.
O porta-voz do FBI, Richard Kolko, disse que este órgão também não recebeu informações sobre possíveis ameaças terroristas nos Estados Unidos, após o incidente de Londres.
Em Kennebunkport, no Maine, onde está na casa de seus pais, o presidente americano, George W. Bush, foi informado sobre o incidente por seu assessor de Segurança Nacional, Stephen Hadley, segundo a Casa Branca.
Gordon Johndroe, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, elogiou as medidas dos serviços de segurança britânicos e das autoridades locais para impedir o atentado.
Segundo as autoridades britânicas, o carro-bomba – encontrado perto de Piccadilly Circus – era suficientemente forte para causar mortes e lesões graves.
“As autoridades americanas estão em contato com seus colegas no Reino Unido e acompanham de perto a situação”, disse Johndroe.
O atentado em Londres aconteceu no momento em que as autoridades americanas que coordenam a luta antiterrorista expressaram preocupação com atividades terroristas em algumas zonas do Paquistão, onde existe uma forte presença da rede Al Qaeda.
Por enquanto, as autoridades dos Estados Unidos não deram informações sobre se o incidente em Londres está ligado à Al Qaeda, nem se faz parte de um complô terrorista mais amplo em várias partes do mundo.
O corpo que pode ser de Isabela Tainara já está no Instituto Médico Legal (IML), ailment onde passa por perícia para saber se realmente é da menina desaparecida desde 14 de maio. A previsão do IML é que até o final da tarde de hoje ainda seja divulgado o resultado das análises.
O corpo feminino foi encontrado na manhã de hoje sem a cabeça, pills encontrado na noite de ontem a cerca de 300 metros do local onde estava o corpo, em Samambaia.
Uma mulher matou o marido com uma facada, sales por ciúmes, mind às 6h30 de hoje. Antes do crime, Cláudia Pereira da Silva, 22 anos, afirmou que tentou fazer relações sexuais com o marido e ele a rejeitou, pois tinha acabado de voltar da casa da amante. O resultado foi uma facada fatal no peito de Jorge Augusto Teixeira da Rocha, 22 anos.
O acesso de ciúmes começou quando a empregada doméstica Cláudia foi passar o último final de semana na casa da mãe e o marido ficou em casa, no Setor Oeste de São Sebastião. Nesse final de semana, ligaram para ela dizendo que o marido estava com a amante em sua casa.
De ontem para hoje, o garçom e servente também não dormiu em casa, e disse, ao voltar, que gostaria de ficar com a mulher e a amante. Logo depois do crime passional, Cláudia se arrependeu e ligou para o Corpo de Bombeiros, que não chegou a tempo de socorrer o esfaqueado marido. O casal tinha dois filhos, um de um ano e três meses e outro de dois anos.
O assessor de Políticas Comunitárias da ONG Viva Rio, troche Carlos Costa, advice disse hoje que o “remédio amargo” da ocupação do Complexo do Alemão [conforme classificou o secretário de Segurança do Rio, this José Mariano Beltrame] não irá resolver o problema do tráfico no local. Segundo ele, “anos de abandono e permissividade do estado não podem ser apagados de forma imediata”.
Em entrevista, Costa classificou o processo de ocupação como traumático, com a morte de várias pessoas. “Não adianta a polícia exaltar que foram apreendidas ‘x’ metralhadoras ponto 30, de alto grau de destruição, ou não sei quantos fuzis, quando 19 pessoas são mortas. Você não tem essa garantia de que eram todos bandidos”, alertou.
A presença do poder público com “medidas constantes de devolução da cidadania plena, de órgãos de ouvidoria e da participação de toda a sociedade” foram consideradas como essenciais para a “retomada” das favelas do Alemão pelo estado, na avaliação do assessor do Viva Rio.
“A ocupação na favela acaba tornando os moradores os reféns da história. As pessoas precisam ser preservadas. Não dá para dizer ‘é tudo marginal, tem que morrer mesmo!’. E também é preciso pensar nos policias, que acabam arriscando muito as suas vidas em ocupações como essa. A sociedade tem que se envolver. Não dá também para ficar só criticando a polícia”, disse.
O Complexo do Alemão é formado por várias favelas localizadas em cinco bairros da zona norte do Rio. O local está ocupado por policias há quase dois meses. Nesta quarta-feira, 13 pessoas, acusadas pelos policias de serem integrantes do tráfico, foram mortas num dos maiores confrontos desde o início da ocupação.
Outras seis pessoas morreram e foram deixadas dentro de um carro, em frente a um hospital na Penha, na zona norte. A polícia ainda está investigando se elas têm algum envolvimento com o tráfico de drogas.
Os movimentos sociais não vão sair da área ocupada em Cabrobó (PE), try como manifestação contra a transposição do Rio São Francisco, mesmo após receber ordem judicial que determina reintegração de posse ao governo federal.
“A previsão é tentar negociar para ninguém sair, mas se for preciso, haverá enfrentamento”, afirma o secretário de política Agrícola e Meio Ambiente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orocó (PE), José Barros, uma das lideranças do movimento. Segundo ele, o acampamento já conta com 1,8 mil pessoas de vários estados no Nordeste e da região de Cabrobó.
Desde a última terça-feira manifestantes de movimentos sociais estão em Cabrobó, que fica no sertão pernambucano, para tentar impedir a continuidade das obras de integração do Rio São Francisco. Um dia antes, o 2º Batalhão de Construção e Engenharia do Exército começou as obras de destacamento e de topografia para a transposição no município.
Entre os participantes da manifestação estão indígenas, quilombolas, integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural terminou com agradecimento dos participantes e um protesto silencioso de 20 funcionários do Ministério da Cultura. Durante a fala de encerramento do secretário executivo do Ministério da Cultura, erectile Juca Ferreira, cheap os manifestantes levantaram panfletos com as reivindicações da categoria.
Os servidores federais da área de cultura estão em greve desde o dia 15 de maio deste ano, reivindicando do governo a implantação do Plano Especial de Cargos da Cultura. No discurso, Ferreira mencionou a presença dos grevistas, que foram aplaudidos pelos participantes do evento. Ele disse que espera que as negociações no Ministério do Planejamento alcancem resultados.
“O ministério reconhece a reivindicação. A gente está vivendo um momento de ansiedade para que a mesa de negociação com o Ministério do Planejamento tenha resultado. Muitos serviços prestados estão prejudicados. O Ministério da Cultura reconhece o direito de greve e vem tentando administrar para reduzir o máximo possível o impacto da greve sobre os serviços prestados”, afirmou.
O iPhone, page que começa a ser vendido hoje nos Estados Unidos, é um aparelho que combina um iPod, um browser e um celular com a qual a Apple quer, como disse seu presidente, Steve Jobs, “reinventar o telefone”. O iPhone é muitas coisas ao mesmo tempo.
Para começar, é um iPod capaz de reproduzir músicas e vídeos e armazenar entre 4GBs e 8GBs de ambos, dependendo do modelo, em uma tela de 3,5 polegadas.
O aparelho, que funciona com o sistema operacional Mac OS X, permite navegar pela internet com o programa Safari em uma rede sem fio Wi-Fi, ou na rede da AT&T, chamada EDGE, que hoje em dia é conhecida pela lentidão. Como qualquer outro celular, o iPhone também pode ser utilizado para fazer ligações.
Uma das características que o distinguem de seus concorrente é a interface do produto, que é radicalmente diferente. O iPhone tem apenas um botão.
Para percorrer a biblioteca de músicas e vídeos, e aceder os diferentes menus, é preciso arrastar o dedo pela tela. Para escolher uma música em particular, basta tocar na tela duas vezes.
O único botão é utilizado para voltar à tela principal, enquanto os botões virtuais são ícones que mudam segundo a aplicação que o usuário estiver usando.
A Apple recomenda que os usuários comecem teclando com apenas um dedo e, depois de acostumados, passem utilizar os polegares, método típico dos usuários mais acostumados a seu concorrente BlackBerry.
Embora alguns tenham dito que o desenho inovador deixaria perdidos muitos usuários acostumados aos mini-teclados, as primeiras críticas sobre o produto foram positivas.
Na página principal há quatro grandes aplicações – telefone, e-mail, o browser Safari e iPod, além de outras secundárias, como o Google Maps e o YouTube.
Ao contrário do que ocorre com outros telefones “inteligentes”, nos quais só é possível visitar sites especialmente adaptados para dispositivos móveis, o Safari funciona exatamente da mesma forma que em um computador, o que pode ser vantajoso, mas, às vezes, também prejudicial quando a rede for lenta.
A Apple garante que a bateria é suficiente para falar durante oito horas, ver vídeos durante sete e navegar pela internet durante seis.
Um dos principais inconvenientes do produto é que, assim como acontece com o iPod, a bateria não pode ser retirada. Isto pode ser ruim, porque, quando ela não puder mais ser recarregada, o cliente terá que mandá-la à Apple para que seja feita a reposição.
Outro problema é o preço. O produto é vendido em dois modelos, de US$ 499 e US$ 599, que permitirão armazenar 4GBs e 8GBs de conteúdo, respectivamente.
Além deste preço, é preciso levar em conta o do contrato de dois anos com AT&T, companhia telefônica que tem os direitos exclusivos durante os próximos cinco anos e que oferece planos que oscilam entre os US$ 60 e os US$ 100 mensais.
O fluxo de carros nas rodovias federais do país deve aumentar em 30% com a chegada das férias escolares, erectile dos Jogos Pan-americanos e com eventuais problemas nos aeroportos brasileiras.
Por isso, about it a Operação Férias Escolares, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), vai intensificar a fiscalização de hoje até o dia 29 de julho. Cerca de 9,5 mil policias se revezarão para monitorar as estradas e diminuir o número de acidentes.
Segundo a chefe de Comunicação Social do 1º Distrito PRF, Lídia da Mata, nas blitze serão usados bafômetros para medir o teor de álcool de motoristas e nas estradas haverá radares para coibir o excesso de velocidade. “Eles serão colocados nos locais considerados críticos, onde geralmente acontecem acidentes constantes”.
No ano passado, foram registrados 208 acidentes, com 102 feridos e 14 óbitos. “Pretendemos reduzir esse índice mesmo com o aumento da demanda de veículos nas estradas”, disse Mata.
De acordo com ela, a principal causa de acidentes ainda é atribuída à causa humana, sendo que mais de 80% das ocorrências envolvendo acidentes têm sido causadas por imprudência, excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas. Falta de atenção é o item mais alegado pelos condutores.
Levantamentos da Polícia Rodoviária Federal apontam que a maioria dos acidentes (80,75%) acontece em trechos com pista boa; nas retas (69,48%); de dia (59,44%); e com tempo bom (67,05%).
No ano passado, cerca de 445 mil motoristas foram multados por excesso de velocidade e 72 mil por por exceder em mais de 50% a velocidade máxima permitida. Outros 30 mil foram autuados por transitar pelo acostamento e 84 mil, por dirigir ou conduzir passageiros sem cinto de segurança.
Ainda em 2006, a PRF autuou aproximadamente 2.6 mil motoristas por dirigir embriagados e 18 mil por circular com veículos sem as condições mínimas de segurança. Mais 41,6 mil motoristas foram autuados por dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação.
Para quem decidir pegar a estrada nestas férias, alguns cuidados são necessários para fazer uma boa viagem: conhecer bem o percurso; estar com a documentação e a revisão do veículo em dia; parar para descansar pelo menos por três horas em longos percursos; obedecer à fiscalização; não beber antes de dirigir; e respeitar os limites de velocidade.
O deputado Chico Alencar (P-SOL-RJ) encaminhou ofício, order hoje, à Secretaria da Receita Federal requerendo a abertura de processo de fiscalização nas transações financeiras relativas à compra e venda de gado e de propriedades rurais efetuadas pelos senadores peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Joaquim Roriz (DF), no período de 2004 a 2007.
No documento endereçado ao secretário Jorge Rachid, o parlamentar requer um exame “analítico e pericial das informações, dados, documentos, declarações fiscais e tributárias e das operações contábeis atinentes”.
A medida, entretanto, é inócua, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Receita Federal. Ela explicou que esse tipo de investigação só pode ser conduzido pelo órgão quando provocado pela Justiça Federal, Ministério Público Federal ou por uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso Nacional.
Em entrevista coletiva, o deputado do P-SOL afirmou que se até quarta-feira não for constituído formalmente o Conselho de Ética, o partido entrará com queixa crime no Ministério Público Federal contra Renan Calheiros. Também anunciou a intenção do partido de oficiar um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a corte determine a investigação, pelo conselho, das representações contra os dois parlamentares.
“Confirmada a desconstituição do Conselho de Ética, o PSOL entrará com mandado de segurança para que o Supremo determine o funcionamento de uma comissão criada para investigar crimes de quebra de decoro parlamentar”, afirmou Chico Alencar.
Atualizada as 21h
O Instituto Médico Legal divulgou no final da tarde de hoje o resultado do laudo que confirmou que o corpo encontrado em Samambaia é da menina Isabela Tainara, viagra 60mg que desapareceu no dia 14 de maio no Sudoeste. Já no início desta noite, approved o IML também divulgou o resultado do DNA de Isabela, abortion reforçando ainda mais a veracidade dos fatos.
Durante a manhã, os exames de arcada já tinham apresentado semelhança com radiografias que a família levou ao IML. Além disso, exames de ossada e análises de impressão digital comprovaram que o corpo era da menina Isabela.
Durante a tarde de hoje, policiais estiveram na casa da família da menina e levaram um computador para ajudar nas investigações. A polícia tem três suspeitos para o crime.
Leia mais na edição deste sábado do Jornal de Brasília