Menu
Brasília

Ex-superintendente de consórcio criado entre DF e Goiás é preso por desvios de recursos

Colaborador JBr

30/05/2017 14h28

Breno Esaki

Keven Garcia
[email protected]

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu o ex-superintendente do Consórcio Público após denúncias de desvios de recursos públicos na parceria entre o Distrito Federal o estado de Goiás. Arquicelso Bites Leão foi preso preventivamente, nesta terça-feira (30), na ação operação batizada de Corsap. O consórcio foi criado para a execução de manejo dos resíduos sólidos e das águas pluviais (Corsap DF/GO).

“Durante as investigações, descobrimos que ele criava contratos fictícios e notas fiscais fraudulentas para justificar o desvio do dinheiro do consórcio. Em apenas um dos contratos falsos, foram desviados R$ 140 mil”, explicou Jonas Bessa de Paula, delegado-chefe da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap).

O primo de Arquicelso e policial militar do DF, Edson Candido Ismael Junior foi conduzido coercitivamente à delegacia. Ele é suspeito de envolvimento na prática de lavagem de dinheiro. “Ele acompanhava e orientava as pessoas a como se portarem diante dos saques e depósitos realizados em agências bancárias”, ressaltou o delegado. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Valparaíso de Goiás.

Na gestão de Agnelo Queiroz no governo do DF, Arquicelso Bites Leão foi secretário-adjunto de estado na região metropolitana. As ações criminosas ocorreram durante a gestão ex-superintendente, de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Ele ficará à disposição da Justiça. Caso condenado, pode responder por crime cometido por funcionário público contra a Administração Pública em geral (peculato) e lavagem de dinheiro na forma tentada A pena pode chegar a até 15 anos de reclusão.

Assista o momento em que o ex-superintendente deixa a delegacia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado