Ícaro Andrade
icaro.andrade@jornaldebrasilia.com.br
Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (09), a primeira mostra de curta metragem de 2017 feita por jovens ex-infratores de Brasília. Os alunos foram selecionados pelas Unidades de Atendimento em Meio Aberto (UAMAS) do Distrito Federal, em parceria com o programa “Picasso não Pichava”. Durante três meses, estes jovens participaram de oficinas de cinema, onde aprenderam noções de audiovisual e construção de narrativa.“Rumos”, como a obra foi batizada, foi transmitido no auditório do Detran-DF, e contou com a presença da Secretária de Segurança, Márcia Alencar, o Secretário da Criança, Aurélio Araújo, a Subsecretária de Segurança Cidadã, Joana D’arc e convidados.

Breno Esaki
“O filme fala sobre superação e conta a história de um rapaz que não acredita mais em si mesmo. Porém, após uma oportunidade de emprego, consegue dar a volta por cima”, conta Eduardo Lucas, 18 anos, um dos responsáveis pela criação do roteiro e direção do filme.
O jovem afirma que o curta é uma inspiração de vida. “Quando eu era mais novo, muitos diziam que eu não iria ser alguém na vida quando crescesse e acabei absorvendo isso. Coloquei na mente que eu realmente não era capaz, até que um dia me apareceu a oportunidade de sonhar novamente com meu futuro”, lembra.
O jovem, que recentemente terminou os estudos, já pensa em ingressar na faculdade e diz que o projeto tem colaborado para que ele se torne uma pessoa melhor. “Eu agradeço muito a oportunidade e confiança dos professores em mim. Depois que participei do programa estou mais confiante e pretendo até fazer curso de direito”, projeta.

Breno Esaki
O cineasta Fáuston da Silva, responsável por auxiliar os alunos durante as gravações, ressalta que a principal vertente do projeto é dar uma oportunidade para que os jovens tivessem acesso ao cinema. “Não queríamos que estes jovens se sentissem no papel de estar cumprindo uma medida judicial, mas sim de estar aprendendo algo que pode servir para o resto da vida deles”, relata.
A Secretária de Segurança do DF, Márcia Alencar, ressalta a importância dos programas sociais voltados para os jovens e adolescentes. “São sistemas de prevenção de violência, que tem como finalidade mudar a nossa relação com a juventude”. Márcia destaca ainda que desde 13 de dezembro do ano passado iniciou-se uma chamada pública para projetos sociais de prevenção, que visam a contratação de serviços que irão potencializar os projetos sociais que estão em execução no DF, como o Picasso não Pichava, o Esporte à meia noite, o Bombeiro mirim, e Comitês de paz. “Nós vamos melhorar por meio de parcerias esses projetos que já existem”.
Ao final da apresentação do curta, os alunos foram contemplados pelos professores, com um diploma de conclusão em oficina de cinema. Foram ofertados também por meio de um sorteio, uma bolsa integral para um curso de cinema e mais duas bolsas para curso de teatro.